Projeto capacita empreendedores na periferia de SP e transforma realidade local
Iniciativa do Instituto Hope Box já formou mais de 100 profissionais em confeitaria e panificação, impulsionando negócios e geração de renda
247 - Moradores do distrito de Iguatemi, em São Paulo, estão desafiando a falta de oportunidades ao empreender e gerar renda própria, mesmo em uma das regiões com menores índices de desenvolvimento humano da cidade. Com o apoio do Instituto Hope Box, criado durante a pandemia, mais de 100 pessoas já foram capacitadas em cursos gratuitos de confeitaria e panificação, e mais de 30% dos formados já iniciaram seus próprios negócios.
O instituto, liderado por Wellington Adriano, foi concebido para ir além do assistencialismo, oferecendo conhecimento e apoio ao empreendedorismo. Para Adriano, o objetivo é possibilitar que os moradores conquistem autossuficiência financeira. “A missão sempre foi dar as ferramentas para que cada um se torne provedor de seu próprio sustento”, afirma.
Entre os beneficiados, está Natália Bernardo Brotas, que encontrou na confeitaria uma nova carreira e fonte de renda após concluir o curso. Hoje, ela é dona da loja Doces da Naty e contribui para a economia local. “Descobri minha paixão pela confeitaria e, com isso, posso sustentar minha família e fortalecer minha comunidade”, conta Natália.
Dados do Data Favela mostram que 50% dos moradores de favelas no Brasil têm seu próprio negócio, somando 5,2 milhões de empreendedores, um movimento que projetos como o Hope Box buscam impulsionar ao fornecer capacitação e criar novas perspectivas em regiões historicamente desfavorecidas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: