HOME > Entrevistas

Bluesky: A melhor alternativa ao X decola

Após o banimento do X no Brasil, mais de um milhão de usuários aderem ao Bluesky, plataforma que oferece maior controle ao usuário

(Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em meio ao recente banimento do X, antigo Twitter, no Brasil, mais de um milhão de brasileiros buscaram refúgio no Bluesky, uma rede social que oferece mais liberdade ao usuário e foi criada por um dos cofundadores do próprio Twitter. Em entrevista concedida ao correspondente do 247 em Nova York, Pedro Paiva, a COO do Bluesky, Rose Wang, falou sobre o rápido crescimento da plataforma no país e suas diferenças em relação ao X.

“Muita gente conhece o Bluesky como uma alternativa ao Twitter, e é isso que parecemos na superfície. Mas é como comparar a TV dos anos 50 ao Netflix de hoje”, disse Wang, explicando que, enquanto o Twitter centraliza o controle sobre o que os usuários veem, o Bluesky dá ao usuário a liberdade de criar seus próprios algoritmos e personalizar a experiência. “Nós construímos a fundação para qualquer pessoa criar um feed, não apenas nós”, destacou.

Esse novo modelo permite que o usuário alterne facilmente entre diferentes tipos de conteúdo, desde notícias até tópicos mais leves, como gatos, com apenas alguns cliques. “É a democracia em ação”, afirmou a COO, destacando o diferencial da plataforma em relação ao antigo Twitter.

Com a crescente adesão de brasileiros à plataforma, o perfil oficial do Bluesky comemorou o marco com um meme em português, afirmando: “Agora este aplicativo é brasileiro”. Wang, no entanto, garantiu que a empresa tem um compromisso firme com o respeito às leis e à soberania do Brasil, especialmente no combate à desinformação. “É muito importante para a democracia mundial resistir à queda no autoritarismo... queremos garantir a soberania do Brasil e que o povo brasileiro possa eleger seus próprios representantes”, afirmou Wang, acrescentando que a empresa está pronta para cooperar com as investigações sobre desinformação.

A COO também garantiu que o Bluesky terá um representante legal no Brasil assim que começar a comercializar serviços no país. Por enquanto, a plataforma é completamente gratuita, mas Wang revelou que, à medida que a rede crescer, eles buscarão cumprir todas as exigências legais brasileiras.

Durante a entrevista, Rose Wang ainda mandou uma mensagem aos antigos usuários do Twitter: “Este é o momento de explorar e conferir todos esses novos espaços... O Bluesky é um desses lugares que coloca a decisão nas suas mãos”.

A plataforma também oferece uma experiência mais segura, com ferramentas de bloqueio mais robustas do que as vistas em outras redes sociais, garantindo um ambiente mais protegido para os usuários. “Nós temos a ferramenta de bloqueio mais forte das redes sociais... você tem muito mais segurança aqui”, disse Wang.

Com o aumento no número de usuários brasileiros, a equipe do Bluesky também está trabalhando para adaptar a plataforma às necessidades locais, como a liberação antecipada do uso de GIFs para os brasileiros. Wang encerrou a entrevista otimista: “Estamos falando de semanas, não meses, para as próximas grandes atualizações”.

Assista: 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados