TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    ‘Candidato que não defender tarifa zero vai perder a eleição em São Paulo’, diz Jilmar Tatto

    Deputado propôs soluções inovadoras para tornar São Paulo a primeira grande metrópole do País a implementar a tarifa zero. Assista na TV 247

    Jilmar Tatto e terminal de ônibus em São Paulo (Foto: Agência Câmara | Rovena Rosa/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - As eleições municipais de São Paulo ganharam uma nova dimensão com o alerta do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP): "O candidato a prefeito que não defender tarifa zero vai perder a eleição." Em uma entrevista à TV 247, Tatto sublinhou a importância desse tema para os eleitores e suas propostas para a área de mobilidade urbana.

    Ele destacou a experiência de Vargem Grande Paulista como um exemplo de sucesso para a implementação da tarifa zero no transporte público. Apontou que, após a adoção dessa medida, o município testemunhou um aumento substancial no número de viagens realizadas, de 40 mil por mês para 150 mil por mês. "A tarifa zero resultou em uma ampliação significativa das viagens, beneficiando a população em atividades do dia a dia, como buscar emprego, consultar um médico ou participar de atividades culturais", afirmou Tatto.

    O deputado mencionou que Josué Ramos, prefeito da cidade do interior de São Paulo, utilizou a base de dados do Caged e propôs aos empregadores a redução do valor do Vale Transporte, alocando-o em um fundo mensalmente. Esse modelo, de acordo com Tatto, não apenas incentiva o uso do transporte público, mas também beneficia os familiares dos trabalhadores.

    “Esse modelo é interessante, independente de a pessoa usar o transporte, porque se ela não usa, o pai, a mãe, o irmão, o filho usam. Lá dá apenas 39 reais por empregado por mês”, explicou. 

    Além da tarifa zero, Tatto apresentou uma série de propostas para melhorar a mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Ele destacou que propôs ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a criação de um programa nacional do governo federal para a produção de veículos de energia limpa, que seriam cedidos aos municípios. Isso, segundo Tatto, teria o duplo efeito de aliviar os custos municipais e estimular o crescimento econômico e a geração de empregos. 

    O deputado também ressaltou a importância de aprovar a lei do Vale Transporte, permitindo que os municípios estabeleçam acordos com os empregadores. Ele também destacou o pagamento do vale idoso, uma lei federal que, na sua visão, poderia ser estendida aos municípios.

    “É necessário aprovar a lei do vale transporte, permitindo que os municípios façam acordo com os empregadores, produzir os veículos e pagar o vale idoso, que é uma lei federal que o governo poderia mandar para os municípios. O candidato a prefeito que não defender tarifa zero vai perder a eleição”, afirmou. ASSISTA:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: