HOME > Entrevistas

Krenak: "não cabe nenhum tipo de dúvida ou hesitação" no Brasil nesse momento

“Os jovens, principalmente, precisam estar unidos na luta contra o bolsonarismo”, defende o líder indígena, filósofo e escritor em entrevista à TV 247

Ailton Krenak, Lula e Jair Bolsonaro (Foto: Alberto César Araújo/Amazônia Real | Ricardo Stuckert | REUTERS/Ueslei Marcelino)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista ao programa Literatura & Pensamento Crítico desta semana, Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor, discorre sobre a sua produção intelectual e ressalta a importância das eleições de outubro.

“Neste momento, não cabe nenhum tipo de dúvida ou hesitação no Brasil. Os jovens, principalmente, precisam estar unidos na luta contra o bolsonarismo”.

Autor de obras importantes como “Ideias para adiar o fim do mundo”, “A vida não é útil” e o “O amanhã não está à venda”, Krenak, que teve as suas publicações traduzidas para dezenas de idiomas, também abordou questões nas searas da filosofia e da busca por um modelo de sociabilidade que não seja pautado pelo utilitarismo típico da atual racionalidade neoliberal.

No livro “A vida não é útil”, por exemplo, o pensador indígena salienta a urgência de questionar os preceitos que foram consagrados pelo fordismo/taylorismo ao longo do século XX.

“Seres humanos participam de uma dança cósmica e suas vidas têm valor por si mesmas. A vida não é útil. Útil é um liquidificador, por exemplo, no qual você coloca abacate, leite e faz uma vitamina”, diz Krenak.

Quando questionado sobre a possibilidade de assumir um cargo na política institucional brasileira, o intelectual é categórico ao afirmar que não tem o menor interesse e que não assumiria o compromisso de sequer “ir a Brasília uma vez por ano”. Segundo ele, “existem outras formas de exercer influência política como cidadão”.

Durante uma hora, ele fala sobre a sua trajetória, os seus livros e a luta que os seres humanos devem estabelecer para superar o atual modelo de sociabilidade que tem a reprodução do capital como parâmetro elementar de organização dos arranjos sociais.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: