HOME > Entrevistas

"Liberais venceram a primeira batalha contra a esquerda com a vitória de Ilan Goldfajn", diz Breno Altman

"Goldfajn é um quadro muito preparado, cheio de qualidades técnicas, mas é um homem do mercado, do neoliberalismo e por isso ele foi escolhido. Ele nunca enganou ninguém”, diz

(Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil 247 | Marcelo Camargo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista à TV 247, o jornalista Breno Altman disse que a indicação do ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn para presidir o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi uma derrota da esquerda dentro da frente ampla criada para eleger Lula (PT). “Eu não vejo nenhum motivo para comemoração. Foi a primeira batalha importante entre a esquerda e os liberais no interior do futuro governo Lula e, infelizmente, ganharam os liberais”.

Altman destacou, inclusive, que divergências sobre a indicação de Goldfajn provocou a saída do ex-ministro da Fazenda no governo Lula Guido Mantega, que integrava a equipe de transição do novo governo. 

“O Guido Mantega, que tentou barrar o Goldfajn, foi ejetado da equipe de transição e acabou renunciando. Goldfajn foi ex-presidente do Banco Central no governo Temer, um defensor do  modelo neoliberal, acabou virando o presidente do BID. Sem dúvidas, nesta primeira batalha entre liberais e a esquerda dentro dessa frente ampla, ganharam os liberais”, afirmou.

Goldfajn será o primeiro brasileiro a chefiar a instituição com sede em Washington (EUA).  A sua eleição foi facilitada após a Argentina retirar o nome de Cecília Todesca, secretária de Assuntos Internacionais do governo Alberto Fernández, da lista de indicados e anunciar apoio ao brasileiro. 

Altman reconheceu as qualidades técnicas de Goldfajn, mas alertou que as suas intenções sempre estiveram bem claras. “O Goldfajn é um quadro muito preparado, cheio de qualidades técnicas, mas é um homem do mercado, do neoliberalismo e por isso ele foi escolhido. Ele nunca enganou ninguém. Ele é um neoliberal muito bem preparado. Uma figura ligada aos grandes bancos”, finalizou.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: