TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    “Musk é um absolutista da propagação das fake news”, diz especialista em direito político e econômico

    Flávio de Leão Bastos, professor, doutor e mestre em Direito Político e Econômico analisa a extrema direita e o debate sobre liberdade de expressão

    Elon Musk | Flávio De Leão Bastos Pereira (Foto: Reuters | Reprodução/TV 247)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Em uma entrevista  ao programa Brasil Agora, o professor e especialista em Direito Político e Econômico, Flávio de Leão Bastos, fez uma análise sobre o cenário político contemporâneo, incluindo o papel da extrema direita, a liberdade de expressão e a influência de figuras como Elon Musk.

    De acordo com Bastos, a extrema direita utiliza o medo como ferramenta de manipulação. Ele destacou: "A extrema direita implanta o medo: cuidado com os imigrantes, cuidado com os refugiados; cuidado com árabes ou cuidado com judeus. É sempre a propagação do medo e a mídia social faz parte disso."

    Sobre Elon Musk, Bastos não economizou críticas, afirmando que o magnata não é um defensor genuíno da liberdade de expressão. "Elon Musk disse 'sou um absolutista da liberdade de expressão'. Não, ele não é um absolutista da liberdade de expressão. Ele é um absolutista da propagação das fake news."

    O professor também levantou preocupações sobre a influência de Musk na esfera política, especialmente em países com instituições menos robustas. Ele observou: "Musk é um dos apoios do Donald Trump porque lucra com isso. Há muitos anos muitas empresas têm lucros anuais maiores que os PIBs dos Estados. Os grandes conglomerados multinacionais já ditam a agenda dos Estados."

    Bastos concluiu alertando para a necessidade de se enxergar além das aparências: "Não sejamos ingênuos e achar que ele [Musk] está interessado em liberdade de expressão. Ele está interessado em lucrar. Tudo que envolve essa postura do Elon Musk é gerar desestabilizações para que ele possa lucrar."

    Assista: 

     

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados