HOME > Esporte

"Fogo nos racistas", gritam manifestantes em frente ao consulado da Espanha, em defesa da Vini Jr (vídeos)

Os atos em solidariedade ao jogador brasileiro reuniram movimentos de combate ao racismo em São Paulo. "O Estado Espanhol nos deve respostas", disseram os participantes do ato

Ato em solidariedade a Vini Jr. (Foto: Roberto Parizotti)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Manifestantes fizeram nesta terça-feira (23) um protesto em frente ao consulado da Espanha, no estado de São Paulo, contra o racismo sofrido pelo jogador do Real Madrid Vini Jr. no último domingo (21) durante o jogo contra o Valencia no Campeonato Espanhol. Os atos reuniram movimento de combate ao racismo. "Fogo nos racistas", reagiu um perfil no Twitter. "O Estado Espanhol nos deve respostas", disseram os participantes do ato desta terça-feira.

De acordo com a Uneafro (União de Núcleos de Educação Popular para negros e classe Trabalhadora), "pra quem ficou surpreso com a resposta do Javier Tebas, presidente da La Liga, que [culpou] Vini Jr. por ter sofrido racismo, é importante saber que essa não é a primeira vez que ele faz declarações absurdas como essa". "Tebas é reconhecido por apoiar abertamente o Vox, partido de extrema-direita espanhol, que já se posicionou a favor da expulsão de imigrantes da Espanha e a revogação de leis em favor da comunidade LGBTIA+ e leis contra a violência machista".

Presidente da La Liga, Javier Tebas resolveu culpar o jogador brasileiro, que estava indignado com o racismo de torcedores. Tebas é apoiador do Vox, partido formado por apoiadores do ditador Francisco Franco, nas eleições espanholas. 

Os protestos desta terça-feira contou com a participação do Movimento Negro Unificado, a Coalização Negra por Direitos, a Unegro. 


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: