Afif pede exoneração para assumir SP
Informação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira; manobra foi orientada pela AGU para ministro de Dilma poder assumir o governo de Geraldo Alckmin em sua ausência; tucano viaja para Paris a partir de segunda-feira
247 - Uma edição extra do Diário Oficial da União, que foi divulgada na noite desta sexta-feira, na internet, traz a exoneração do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos (PSD).
A informação consta no “Atos do Poder Executivo” e informa que a exoneração é a pedido.
A manobra foi solicitada por Afif para poder assumir o governo de São Paulo por causa de uma viagem do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a Paris, a partir de segunda-feira.
No final de maio, a AGU afirmou em parecer que, do ponto de vista jurídico, não há impedimento para que ele assuma o governo temporariamente, bastando pedir licença do ministério para não exercer simultaneamente os dois cargos.
"Na hipótese de convocação do vice-governador por parte do governador, a Constituição impõe a assunção ao cargo de governador", diz o parecer, elaborado pelo órgão a pedido de Afif.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: