TV 247 logo
    HOME > Geral

    Ativista e pesquisadora: saiba quem é Marcelle Decothé, assessora demitida após xingar torcida do São Paulo

    Marcelle foi exonerada nesta terça-feira do Ministério da Igualdade Racial, conheça sua trajetória

    Marcelle Decothé (Foto: Reprodução)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Nesta terça-feira (26), o Ministério da Igualdade Racial tomou a decisão de exonerar Marcelle Decothé da Silva do cargo de assessora especial de assuntos estratégicos da pasta. A ação ocorreu em decorrência de comentários ofensivos proferidos pela assessora durante a final da Copa do Brasil, realizada no estádio do Morumbi, onde acompanhava a ministra em um evento oficial de lançamento de uma ação contra o racismo na partida.

    Sua trajetória é marcada por sua atuação como ativista e pesquisadora em prol dos direitos humanos, de acordo com reportagem do UOL. Ela ingressou no Instituto Marielle Franco em janeiro de 2020, onde coordenava a área de Incidência. Antes de sua atuação no instituto, Marcelle exerceu a função de assessora parlamentar entre os anos de 2019 e 2022, fazendo parte do gabinete da ex-deputada estadual Mônica Francisco, conhecida por sua defesa dos direitos humanos.

    A ativista também tem raízes na periferia, tendo nascido em Parada de Lucas, uma comunidade na zona norte do Rio de Janeiro. Ela chegou a dar aulas para pessoas carentes em sua comunidade natal.

    Em termos acadêmicos, Marcelle Decothé é formada em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), concluindo seu mestrado e doutorado em Políticas Públicas em Direitos Humanos na mesma instituição. Além disso, sua carreira acadêmica inclui pesquisa no Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ, bem como estudos sobre Eleições e Evangélicos e consultoria para o Fórum Grita Baixada.

    Outro marco importante em sua carreira foi sua nomeação pelo ministério para fazer parte do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 28 de junho.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: