CRER recebe premiação nacional de saúde
Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) recebeu nesta quarta-feira certificado de Acreditação Plena – Nível 2, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental que certifica a qualidade do serviço da saúde no Brasil; é a primeira vez que um hospital público de Goiás recebe este prêmio; referência nacional e recomendado pelo Ministério da Saúde, o CRER começou a ser construído no primeiro mandato de Marconi Perillo como governador há 14 anos; "O CRER é a maior referência brasileira na reabilitação e readaptação de pessoas e realiza 5 mil procedimentos por dia. É um orgulho para Goiás", disse o governador
247 - O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) recebeu nesta quarta-feira certificado de Acreditação Plena – Nível 2, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entrega oficial do certificado foi feita ao governador pela diretora de Qualidade do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Janaina Querubim. A certificação plena demonstra o nível de excelência da unidade de Saúde, com foco na segurança do paciente.
Marconi afirmou que o certificado deve ser fixado na parede das casas de cada um dos servidores que ajudaram a consolidar o CRER como a melhor referência brasileira em reabilitação e readaptação de pessoas vítimas de traumas físicos. “Sempre que venho ao CRER, ficou muito emocionado”, disse o governador no discurso, ao lembrar o esforço da primeira-dama, Valéria Perillo, do ex-secretário de Saúde Fernando Cupertino e do médico Sérgio Daher pela construção do hospital.
O governador lembrou que há 14 anos foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público para demolição do manicômio Adauto Botelho e construção de um hospital de referência em reabilitação e readaptação de pessoas vítimas de acidentes. Os primeiros R$ 5 milhões para início das obras foram fruto da devolução de recursos desviados da extinta Caixa Econômica de Goiás (Caixego), no final de década de 1990.
O superintende da Organização Social AGIR, que administra o CRER, Sérgio Daher, afirmou no discurso que Marconi é o governador que mais fez pela área. “Apesar de não ser médico, revolucionou a Saúde em Goiás”. Segundo ele, Marconi colhe “frutos expressivos” com a mudança.
O próximo passo, de acordo com o governador, é fortalecer a parceria entre Estado e Prefeitura de Goiânia, para melhorar o atendimento nos Cais. Para isso, reuniu-se ontem com o prefeito Paulo Garcia. “Teremos um círculo virtuoso: bons hospitais, bons Cais”. Os dois governantes acertam audiência conjunta com a presidente Dilma Rousseff para discutir as demandas de Goiás e da capital do Estado. Ainda sobre o CRER, Marconi observou que descobriu que era possível mudar a Saúde pública no Brasil. “Estamos fazendo isto em Goiás”, arrematou.
Certificado
A ONA é uma entidade não governamental que certifica a qualidade do serviço da saúde no Brasil. A organização tem como objetivo promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde.
A finalidade da análise pela qual o CRER passou, em setembro deste ano, seria para Nível 1. No entanto, a avaliação feita pelo IQG verificou que, além de atender aos critérios de segurança estabelecidos pelo nível 1 da ONA, o CRER apresenta uma gestão integrada com os processos e plena comunicação entre as atividades. Concluiu-se então que o CRER é apto a Acreditação Plena - Nível 2.
Para a conquista da Acreditação Plena, o CRER implantou os padrões de qualidade em atendimentos exigidos pela ONA. Além disso, os colaboradores envolvidos nesses protocolos foram treinados e também foi criado o Núcleo de Segurança do Paciente. O certificado é o reconhecimento de uma política de trabalho implantada e praticada ao longo dos 12 anos do CRER, que confirma o nosso compromisso dispensado à assistência com qualidade.
CRER
O Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER - é um moderno complexo hospitalar que atende, especialmente, o grande incapacitado, com tratamento humanizado e holístico.
Com 136 leitos de internação, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 8 salas cirúrgicas, ginásios de terapias, centro de diagnóstico, oficina ortopédica, dentre outros espaços, são realizados no CRER cerca de 5,2 mil procedimentos por dia. As clínicas atendidas são: amputados, deficiências neuromusculares, hanseníase, lesão medular, lesões encefálicas adquiridas, mielomeningocele, paralisia cerebral, traumatologia e ortopedia e vários serviços.
Além de expandir sua área física – iniciou com 10 mil metros quadrados e hoje tem 34 mil -, o CRER também cresce no atendimento à sociedade. Desde o início das atividades, em 2002, o Hospital apresenta uma dinâmica surpreendente de crescimento. Diariamente, em média, 2,1 mil pacientes são atendidos.
Traduzindo em números: Mais de 10,8 milhões de procedimentos realizados, mais de 33 mil procedimentos cirúrgicos, mais de 300 mil pessoas atendidas, mais de 25 mil aparelhos de ampliação sonora dispensados e mais de 72 mil próteses e órteses confeccionadas pela Oficina Ortopédica, atendendo a 246 municípios goianos e 17 estados da Federação.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: