Djamila Ribeiro: 'Brasil foi fundado em cima do sangue negro e indígena'
Filósofa, escritora e feminista, Djamila Ribeiro afirmou que o Brasil "foi fundado em cima do sangue negro e indígena" ao falar sobre o racismo no País. "Muitas vezes, no Brasil fica muito no repúdio moral contra o racismo", afirmou
247 - Filósofa, escritora e feminista, Djamila Ribeiro afirmou que o Brasil "foi fundado em cima do sangue negro e indígena" ao falar sobre o racismo no País. "Muitas vezes, no Brasil fica muito no repúdio moral contra o racismo. Então, uma pessoa muito conhecida sofre um ataque racista, as pessoas vão para as redes sociais e falam: 'nossa, em pleno século 21 o Brasil ainda é racista", afirmou durante participação no "Roda Viva", da TV Cultura, na noite dessa segunda-feira (9).
"Então falta muitas vezes ao brasileiro o entendimento do racismo como uma estrutura, a investigação sobre a origem social das desigualdades e de romper com essa visão que ficou, infelizmente, muito popular no Brasil porque foi feita para uma elite intelectual", complementou.
Ao comentar a eleição presidencial nos EUA, a estudiosa afirmou que o ativismo negro foi "fundamental para a eleição de Biden e Harris" [Joe Biden e Kamala Harris, da chapa democrata à presidência dos EUA].
A filósofa disse que a eleição norte-americana terá suas implicações no Brasil. "A própria eleição do Bolsonaro, quando se analisa o mapa [dos votos], a maior parte dos eleitores do Bolsonaro é de homens brancos de classe alta".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: