Edmundo se despede do futebol
Contra o Barcelona de Guayaquil, o animal deixa para trs uma carreira recheada de polmicas e lances antolgicos
Cassius Oliveira _247 – Na noite desta quarta-feira, 28, um dos maiores jogadores brasileiros da história colocará um ponto final em sua carreira. Edmundo encerra a trajetória de 16 anos como atleta profissional de futebol e contra o Barcelona de Guayaquil, do Equador, o ex-atacante tenta refazer a história daquele que foi seu útimo jogo oficial, que culminou no rabaixamento do Vasco da Gama para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Edmundo alega que vai disputar a partida que queria ter participado em 1998, já que na época o ex-atleta havia sido negociado com o Fiorentina, da Itália, e não pôde disputar a Copa Libertadores da América daquele ano. A equipe carioca enfrentou os equatorianos na final do torneio continental daquele ano. “É o jogo que gostaria de ter participado. Quando voltei para o Vasco, em 2008, era para encerrar a carreira, mas não da forma que foi. Aí, quando o Roberto [Dinamite, presidente] me chamou para fazer o jogo de despedida, perguntou contra quem gostaria de ter jogado e acertamos tudo. A festa vai ficar para o final. Antes e depois do jogo será à vera. A ideia é apagar aquela imagem de 2008. É preciso esse espírito vencedor. Será frustrante não conseguir a vitória”.
Carreira vitóriosa
Aos 40 anos de idade, Edmundo deixa para trás uma carreira marcada por muitas polêmicas e lances fantásticos, que continuarão na memória de diversos torcedores brasileiros, especialmente palmeirenses e vascaínos. Em 1992, em seu primeiro ano como profissional, o jovem atacante já demontrava muita habilidade ao conquistar o Campeonato Carioca invicto, ao lado de Roberto Dinamite. Mas começava também a deixar seu temperamento forte como marca registrada ao trocar socos com o zagueiro Junior Baiano, então jogador do Flamengo. No ano seguinte, o atleta formou, junto com Edílson, Evair e Djalminha, uma das melhores equipes da história do futebol brasileiro: o Palmeiras de 1993 e 1994. Mas os desentendimentos com os dirigentes do clube paulista, companheiros de equipe e com o treinador Vanderlei Luxemburgo, o ‘animal’ foi jogar no Flamengo para fazer um grande trio de ataque com Sávio e Romário.
Após mais polêmicas na equipe rubro-negra, incluindo o acidente de carro provocando a morte de três pessoas, o atacante teve passagem rápida pelo Corinthians e voltou para o Vasco da Gama para viver aquele que foi o melhor momento de sua carreira. Edmundo venceu o Brasileirão pela equipe carioca com nada menos do que 29 gols na competição, um recorde que foi batido apenas em 2003. Com status de ídolo, o jogador foi para a Copa do Mundo da França como reserva imediato de Ronaldo. Voltando da europa para o Vasco, o 'animal' tem um grande desentendimento com Romário, seu companheiro de ataque na equipe.
Depois de dois anos no futebol japonês, Edmundo teve passagens apagadas pelo Vasco, Fluminense e Nova Iguaçu até fazer um grande Campeonato Brasileiro pelo Figueirense e se tranferir para o Palmeiras. Na equipe paulista, o jogador fez grandes jogos, mas se desentendeu com todos os treinadores que estiveram no clube durante seu estadia. Em sua quinta volta para o Vasco da Gama, Edmundo não consegue salvar a equipe do rebaixamento e abandona os gramados para virar comentarista esportivo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: