Jarbas cobra fim do voto secreto para cassação
Senador utilizou a tribuna, nesta terça-feira (15), para fazer um apelo pela votação da matéria que determina o fim do voto secreto para a cassação de mandatos de parlamentares; o ex-democratas Demóstenes Torres pode ser a bola da vez
Raphael Coutinho _PE247 – A votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) № 38/2004, que determina o fim do voto secreto para cassação de mandatos parlamentares, no plenário do Senado, foi cobrada pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) nesta terça-feira (15). O parlamentar considera “incompreensível” que uma matéria votada e aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em junho de 2010 “dependa exclusivamente da boa vontade da presidência para ser votada”.
“É de fundamental importância para a afirmação do Senado que essa matéria seja levada à votação antes que seja submetido a este Plenário o processo de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO)”, lembrou o senador.
“O poder supremo de decidir o que é passível de deliberação não tem paralelo. Na Câmara dos Deputados, o Colégio de Líderes participa ativamente da elaboração da pauta de votações. Essa prerrogativa excessiva tem que ser revista”, criticou o senador.
Jarbas disse ainda que o instituto do sigilo nas votações – encarado como uma salvaguarda ao pleno exercício do mandato – é típico de países que passaram por períodos ditatoriais. “O Brasil já superou essa fase, já venceu esse trauma. Nossa democracia exige transparência e responsabilidade. Os eleitores querem saber como votam seus representantes”, defendeu o parlamentar.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: