Menores são vítimas de violência em Alagoas
O número de denúncias de violência contra menores aumentaram quase 50% em Alagoas nos dois últimos anos, segundo o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os dados revelam que, em 2011, foram contabilizadas mais de 1.900 denúncias. Em 2012, houve 2,9 mil, entre eles violência física, psicológica e sexual. Nesta terça-feira (4), Dia Internacional dos Menores Vítimas de Violência, o Conselho alerta para a importância das denúncias e cobra ações do governador Vilela (PSDB).
Alagoas247 - Para o presidente do órgão em Alagoas, Cláudio Soriano, os números atualizados mostram que a sociedade acordou, finalmente, para importância que a denúncia traz à vítima. Ele lembra que o histórico recente sinaliza que os casos de violência contra os menores - não apenas de repercussão nacional – são investigados. “Observamos que, aos poucos, a consciência da sociedade mudou. Contudo, essa percepção deve ser constante e naturalmente evoluir. Muitas vezes, escuta-se que a criança entende tudo, quando não é verdade. A criança não é um adulto em miniatura”, considerou.
Por meio do Disque 100, as principais denúncias que chegam às autoridades são de casos de negligência, violência física, psicológica e sexual. Soriano lembrou que, em recente pesquisa nacional, as crianças mostraram que o lar estruturado ainda continua como fator primário para um futuro equilibrado. “Elas [crianças] precisam ser acolhidas por toda sociedade. Não apenas no combate à violência, como também em politicas públicas que garantam o amadurecimento consciente. Passeando pelos espaços públicos em Maceió, observamos poucos parques ou espaços destisnados a elas. Isso tem que mudar”, pontuou Soriano.
Ainda segundo o presidente do conselho estadual, as denúncias de violação contra crianças e adolescentes são seguidas de encaminhamentos de atendimento, a maior parte deles (43%) aos conselhos tutelares, que têm a função de garantir o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Além dos números do Disque 100, dados do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde contabilizam 7.736 atendimentos médicos de adolescentes e 5.955 de crianças vítimas de violência sexual.
Com gazetaweb.com
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: