HOME > Geral

Metade da população dos EUA teme que a inteligência artificial roube seus empregos, diz pesquisa

A maioria dos entrevistados afirma que os desenvolvimentos tecnológicos no local de trabalho podem levar a um aumento no desemprego

Letras AI (Inteligência Artificial) e miniatura de robô nesta ilustração tirada em 23 de junho de 2023 (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT Um número crescente de trabalhadores dos Estados Unidos está preocupado que o desenvolvimento de tecnologias possa um dia custar seus empregos, informou a Bloomberg esta semana, citando uma pesquisa da Harris Poll realizada em nome da American Staffing Association (ASA).

De acordo com o relatório, 47% dos entrevistados concordam que as máquinas poderiam facilmente substituí-los no trabalho. Isso é um aumento significativo em relação a 2017, quando uma pesquisa semelhante mostrou que apenas 27% dos trabalhadores pensavam que a automação, incluindo robôs e IA, poderia substituí-los.

"Em apenas poucos anos, as atitudes dos trabalhadores em relação à inteligência artificial mudaram drasticamente. Os trabalhadores costumavam ver os programas de IA como algo que poderia ajudar os trabalhadores humanos. Agora, os trabalhadores estão preocupados que a IA possa substituí-los completamente", disse o CEO da ASA, Richard Wahlquist, comentando os resultados.

De acordo com a pesquisa, os trabalhadores da indústria veem seus empregos como os mais propensos a serem substituídos pela tecnologia, enquanto os funcionários da área de saúde se consideram os menos expostos. Trabalhadores mais jovens, negros e hispânicos parecem estar mais preocupados com as possíveis mudanças no mercado de trabalho devido aos desenvolvimentos tecnológicos, com cerca de 55% da Geração Z e millennials certos de que seus empregos podem ser substituídos. Os americanos brancos parecem estar menos preocupados com a automação, com menos de 40% afirmando terem esses mesmos medos. Entre os Baby Boomers, apenas 26% dos entrevistados dizem estar preocupados com a perspectiva de serem substituídos.

No geral, cerca de 74% dos entrevistados dizem que concordam fortemente ou concordam um pouco que o aumento da automação pode causar um aumento no desemprego.

No entanto, de acordo com os resultados, a maioria dos entrevistados de todos os estratos sociais vê o aumento do uso da tecnologia no local de trabalho como algo em grande parte positivo, com mais de 30% já usando a IA no trabalho. Os entrevistados com cargos mais elevados parecem ser mais receptivos à automação no local de trabalho - enquanto 65% dos gerentes seniores disseram que é bom para os trabalhadores, apenas 51% dos funcionários de nível intermediário concordaram.

A pesquisa online foi realizada de 20 a 22 de junho entre 2.000 adultos dos Estados Unidos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: