Ministro exonera chefe do Ibama em Sergipe
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, exonerou do cargo o superintendente do Ibama em Sergipe, Carlos Tadeu da Silva Rosa, multado por um fiscal do próprio órgão ao impedir uma fiscalização no estado. Rosa impediu a saída de carros para uma fiscalização ambiental; como consequência, um fiscal lavrou um auto de infração contra o próprio superior na hierarquia do Ibama; o MPF em Sergipe passou a investigar o caso
Sergipe 247 - O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, exonerou do cargo o superintendente do Ibama em Sergipe, Carlos Tadeu da Silva Rosa, multado por um fiscal do próprio órgão ao impedir uma fiscalização no estado. Rosa impediu, no último dia 9, a saída de carros para uma fiscalização ambiental. Como consequência, um fiscal lavrou um auto de infração contra o próprio superior na hierarquia do Ibama. O Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe passou a investigar o caso.
Em nota após o episódio, Rosa disse que barrou a fiscalização para "melhor organizar e dar segurança a essas operações". Segundo ele, operações com necessidade de veículos deveriam ser comunicadas com 24 horas de antecedência.
Segundo relato do Globo, a diretoria técnica do Ibama avisou o superintendente sobre a fiscalização no dia 3, seis dias antes da data prevista para a operação. Havia um pedido de apoio por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF). "Até o dia 8, o Ibama não havia recebido confirmação da PRF, tornando a operação inviável".
O procedimento instaurado na Justiça apura tanto eventual crime cometido pelo superintendente quanto ato de improbidade administrativa.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: