MP abre novos inquéritos para apurar diarreia
Diante do surto de diarreia ocorrido em diversos municípios alagoanos e que resultou na morte de 51 pessoas até o final do mês de julho, o Ministério Público Estadual (MPE) instaurou três inquéritos civis para apurar as causas e apontar os responsáveis pela epidemia da doença.
Alagoas247 - As portarias foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (7) e dizem respeito aos municípios de Santana do Ipanema, Olivença, São Brás, Olho D'Água Grande, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera e Carneiros.
Elas levam em consideração a determinação do Ministério da Saúde que estabelece as responsabilidades relativas ao controle e à vigilância da qualidade da água para o consumo humano e o padrão de portabilidade, cabendo as Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a implementação de um plano de amostragem da água.
Os municípios que serão alvos de investigação do Ministério Público consomem água canalizada, distribuída pela Casal; não-canalizadas, provenientes de carros-pipa e chafarizes, e soluções alternativas, como cacimbas, poços rasos e cisternas de água da chuva.
As portarias foram assinadas pelos promotores Elicio Ângelo de Amorim, de Santana do Ipanema; Saulo Ventura de Holanda, de São Brás, e Luiz Tenório Oliveira de Almeida, de São José da Tapera.
Nesta terça-feira, foi instaurado inquérito civil público para apurar os motivos dos surtos de diarreia ocorridos nos municípios de Arapiraca e Craíbas.
Com gazetaweb.com
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: