TV 247 logo
    HOME > Geral

    Oposição faz as contas e sonha com 2º turno em BH

    Mesmo com o favoritismo do prefeito Marcio Lacerda (PSB), que ter o apoio de tucanos e petistas, candidatos adversrios da reeleio do como certo o segundo turno. A tese que todos eles foram muito bem votados na capital nas ltimas eleies, em especial Leonardo Quinto (PMDB), Eros Biondini (PTB) e Dlio Malheiros (PV). Votos de catlicos e evanglicos tambm podem ajudar

    Oposição faz as contas e sonha com 2º turno em BH (Foto: Divulgação)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Minas 247 - Que o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, é favorito nas eleições de outubro, ninguém duvida. O candidato do PSB à reeleição vai ter tempo na TV (terá o apoio do PT, do PSDB, num chapão com quase 20 partidos), terá a máquina dos governos estadual e municipal a favor e a ajuda das três mais importantes lideranças políticas de Minas: o senador Aécio Neves, o ministro Fernando Pimentel e o ex-prefeito Patrus Ananias.

    Mas os candidatos da oposição não jogam a toalha. Eles fazem as contas para mostrar que a chance de segundo turno em BH é real. Depois disso, a eleição é outra e a zebra pode acontecer.

    Os candidatos com a missão de derrotar Lacerda, com efeito, foram muito bem votados na capital em 2010. O principal deles é Leonardo Quintão, provável candidato do PMDB. Em 2008, ele já havia tido desempenho surpreendente nas eleições, empatando tecnicamente com Lacerda no primeiro turno e perdendo no segundo. Dois anos depois, ele alcançaria 68.163 votos em Belo Horizonte, o mais bem votado candidato a deputado federal na capital mineira.

    Também em Brasília, o deputado federal Eros Biondini, do PTB, teve 208.058 votos em 2010, dos quais 47.602 na capital - o quarto mais votado para o cargo na cidade. Biondini é religioso e ligado ao grupo Renovação Carismática, grupo da igreja Católica que cresceu muito sobretudo no fim dos anos 1980 e anos 1990. A aposta é que isso ajudará o deputado petebista a angariar votos este ano.

    Délio Malheiros, deputado estadual pelo PV, teve 39.560 votos em 2010 e foi o terceiro mais votado na capital. Perdeu apenas para dois ex-jogadores de futebol, Marques e João Leite, ambos ídolos da torcida do Atlético-MG - embora a votação do segundo deles hoje já não é tão ligada aos tempos de esporte. Malheiros atuou em vários órgãos de defesa do consumidor no estado. Até hoje baseia parte razoável de seu trabalho parlamentar como advogado na área, o que, é claro, rende votos. “O segundo turno em BH é um fato inexorável”, diz Malheiros. “A dúvida é só saber contra quem.”

    Além desses três principais candidatos, a oposição conta com os votos dos nanicos, como o PSTU - que pode crescer um pouco entre os eleitores de esquerda, desiludidos com o governo Lacerda e principalmente com a aliança PT-PSDB. Partidos da base do prefeito ameaçam lançar o presidente nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular, o deputado federal Mário de Oliveira (PSC), nas eleições de outubro. Em 2010, ele teve 35.642 votos.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: