Polêmica tem dia marcado: Valcke chega em 11 de abril
Secretrio da Fifa retorna pela primeira vez ao Pas desde que afirmou que brasileiros precisavam de um chute no traseiro para acelerar as obras da Copa; Dilma no gostou e o ministro do Esporte pediu sua substituio como porta-voz do Mundial
247 – Depois de provocar polêmica e ter viagem adiada pela Fifa ao Brasil, o secretário-geral da entidade, Jérome Valcke, finalmente tem data marcada para voltar: 11 de abril. O francês participará de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, onde falará sobre a preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e sobre a Lei Geral da Copa.
O anúncio da vinda do francês, feito pela própria Comissão, já havia sido sugerido na última sexta-feira pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante reunião na sede da entidade, em Zurique, na Suíça. Na ocasião, o dirigente confirmou o papel do secretário-geral à frente da organização da Copa do Mundo no Brasil e afirmou que ele retornaria ao País em maio, representando a organização. Blatter também voltou a criticar o andamento das obras no País, exigindo mais fatos e menos palavras por parte dos organizadores brasileiros.
É a primeira viagem de Valcke ao Brasil desde o episódio que causou mal estar entre as autoridades brasileiras. Ao dizer que os organizadores do País precisavam de um “chute no traseiro” por conta do ritmo das obras, o francês foi fortemente criticado por diversas frentes, principalmente pela ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que chegou pedir que ele fosse substituído do posto de porta-voz do evento. Valcke pediu desculpas, aceitas por Rebelo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: