TV 247 logo
    HOME > Geral

    Prefeitos querem de Dilma solução para transporte

    Em encontro previsto para esta tarde no Palácio do Planalto, 26 prefeitos procuram meios para bancar reajuste dos ônibus; O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, defende, ao lado de Fernando Haddad (PT), de SP, dividir a conta com quem anda de carro

    Prefeitos querem de Dilma solução para transporte (Foto: Roberto Stuckert Filho)
    Roberta Namour avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – A presidente Dilma Rousseff começa a receber hoje lideranças dos movimentos sociais, como Mayara Vivian, do MPL, e também representantes da institucionalidade. Na parte da tarde, a petista recebe 26 prefeitos das capitais para discutir soluções para a mobilidade urbana.

    O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, diz que a meta é apresentar apenas ideias para reduzir as tarifas de transporte coletivo.

    Uma das sugestões seria a aprovação imediata do chamado Reitup (Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano de Passageiros), que tramita no Senado e prevê desoneração tributária por Estados e municípios com isenção de ICMS (imposto estadual) e ISS (municipal).

    A outra é uso da Cide, tributo federal incidente sobre combustíveis, com eventual aumento nas alíquotas, para abastecer fundos municipais específicos para investimentos em transporte público - ideia já defendida publicamente pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). "Precisamos fazer com que quem anda de carro ajude a financiar o transporte coletivo", diz o prefeito de Porto Alegre.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: