TV 247 logo
    HOME > Geral

    Professores da UFPE decretam greve

    Docentes cobram o cumprimento de acordo feito no ano passado, que garantia um reajuste de 4% a partir de março deste ano; 28 mil estudantes vão ficar sem aula

    Professores da UFPE decretam greve (Foto: Divulgação)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Raphael Coutinho _PE247 – O movimento nacional de paralisação em universidades federais também chegou a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professores da entidade decidiram decretar greve nesta quinta-feira (17), quando, em uma ata assinada por 218 profissionais, 189 votaram a favor da paralisação, 17 contra e 12 se abstiveram. Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) já haviam paralisado as atividades.

    Entre as reinvindicações dos professores, está a atual situação da carreira e a estagnação nas negociações com o Governo Federal para um reajuste salarial. De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da UFPE, o Governo não cumpriu o acordo feito em 2011. A negociação garantia um reajuste de 4% a partir de março deste ano, incorporação da gratificação específica do magistério superior (Gemas) e compromisso de reestruturar as carreiras do magistério superior e ensino básico, técnico e tecnológico.

    A UFPE passou por uma paralisação em 2005, também em caráter nacional. Na época, os alunos ficaram sem aula durante três meses e a principal reivindicação era de um reajuste de 18%. No entanto, a greve acabou sem que houvesse possibilidade de negociação com o Governo Federal.  Hoje, a UFPE possui mais de 28 mil estudantes na graduação. Apesar de nem todos eles serem afetados pela paralisação, já que nem todos os centros vão aderir completamente à greve, o anúncio já gerou comentários no Twitter.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: