Racionais MC’s voltam ao Recife neste sábado
Grupo carioca realiza apresentação no Clube Português, mesmo local do último show, ocorrido em março deste ano; no repertório, músicas como “Negro Drama”, “Vida Loka”, “Jesus Chorou” e “Homem na Estrada”
Leonardo Lucena_PE247 – Neste sábado (22), o rap tomará conta do Recife. Uma das maiores bandas do gênero se apresentará no Clube Português: Racionais MC’s. O grupo vem pela segunda vez este ano à capital pernambucana (a primeira foi em março no mesmo local) e tem como principal marca letras que denunciam pobreza, miséria, criminalidade, tráfico de drogas, prostituição, corrupção política e preconceito, tanto racial como social. Com esse mesmo propósito, outra atração será Facção Central, também formada no final dos anos 80 na cidade de São Paulo.
Racionais MC’s é conhecida por suas letras contundentes que retratam “mazelas” sociais que não são típicas apenas da periferia da cidade de São Paulo, mas do Brasil como um todo. Porém, em comparação com outros grupos do rap nacional, a banda se atém mais em mostrar a dor, o sofrimento de quem vive em meio a esses “efeitos colaterais” do Sistema Capitalista, e não tanto em criticar o Poder Público.
A banda se formou em 1988 e lançou sete discos, dois ao vivo e o resto gravado em estúdio. O de maior sucesso foi Sobrevivendo no Inferno, lançado em 1997 com mais de 500 mil cópias vendidas. O grupo também lançou dois DVDs, sendo o primeiro em 2002, Mil Faces de um Home Leal, e o segundo em 2006, 1000Trutas, 1000 Tretas. Racionais, também é conhecido por sua radicalidade no sentido de controlar significativamente sua exposição na Grande Imprensa.
Quem for acompanhar o show terá o prazer de ouvir canções que sempre ficarão marcadas na história do grupo, como “Negro Drama”, “Vida Loka”, “Jesus Chorou”, “Homem na Estrada”, entre várias outras que demonstram a indignação de integrantes que viveram em meio às dificuldades pelas quais passam milhões de brasileiros. O grupo ainda não tem previsão para o lançamento do seu novo disco.
Já Facção Central nasceu em 1989, também na capital paulistana, lançou o primeiro disco em 1993 e o último em 2006. Ao todo, a banda gravou oito álbuns, sendo um deles, em 2005, ao vivo. Assim como Racionais, o grupo se destaque pela composição de letras que abordam a violência, a pobreza, a desigualdade, etc., problemas pelos quais passaram seus integrantes.
Mas, talvez, o que mais marcou a trajetória do grupo foi a proibição de veicular o videoclipe “Isso aqui é uma guerra”, pois as acusações davam conta de que a letra faz apologia à criminalidade. Não só o clipe, mas o disco Versos Sangrentos, lançado em 1999, foi censurado.
Serviço:
Local: Clube Português do Recife – Avenida Rosa e Silva, 172, bairro dos Aflitos, mas com acesso pela avenida Agamenon Magalhães;
Data /Horário: 22/09/2012, a partir das 21h;
Ingresso: R$ 25,00 (pista) e R$ 60,00 camarote;
Pontos de Venda: Clube Português e nas Lojas Tropicais
Contatos: 3231-5400
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: