TV 247 logo
    HOME > Geral

    Vai dar para encarar a coligação pró-Lacerda?

    PSD de Kassab confirma apoio reeleio do candidato do PSB de Walfrido. H quatro anos, com o apoio de Pimentel e Acio, Lacerda era considerado imbatvel para a Prefeitura de BH. Agora, ele ter novos apoios formais, como o do PCdoB, do PSDB e dos antigos polticos do DEM

    Vai dar para encarar a coligação pró-Lacerda? (Foto: Amauri Nehn/Folhapress_Wilson Dias/Agência Brasil)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    Minas 247 - Aos poucos, a frente de partidos que apoiarão a reeleição do prefeito Marcio Lacerda em Belo Horizonte vai se tornando ainda maior do que a de 2008. Há quatro anos, o atual prefeito já era visto como o candidato a vencer numa missão quase impossível. Lacerda unia o apoio do então prefeito da capital, Fernando Pimentel, do PT, e do governador Aécio Neves, do PSDB. Os dois com alta popularidade - ainda assim, perdeu o primeiro turno e quase entrega a eleição para o adversário Leonardo Quintão, do PMDB.

    Agora, a frente que vai compor formalmente a coligação de Lacerda é ainda mais avassaladora. Na linha de frente, os mesmos PSB, presidido no estado pelo ex-ministro Walfrido Mares Guia, e o PT, que tudo indica terá a vice na chapa. O PSDB, que em 2008 apoiou apenas informalmente, agora tem o sinal verde dos socialistas - e o “sim” também de petistas - para, desta vez, entrar na composição.

    O PCdoB, cuja candidata Jô Morais apoiou Quintão no segundo turno há quatro anos, também se juntará na frente pró-reeleição. Dentre os partidos maiores, apenas o PV, entre os que fizeram parte da coligação em 2008, deverá sair com candidato próprio (provavelmente, o deputado estadual Délio Malheiros).

    O último reforço para campanha lacerdista vem do PSD, partido lançado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab a partir de políticos do DEM. Kassab diz que o PSD vai reivindicar participar da elaboração do programa, da campanha e, naturalmente, da eventual administração entre 2013e 2016. Ao jornal Estado de Minas, Walfrido lembrou ainda que a parceria PSB-PSD vai se espalhar por todo o estado.

    Tudo indica, portanto, que a frente de Lacerda terá minutos preciosíssimos na propaganda eleitoral da TV, além da capilaridade pelos bairros da capital, obtida pelo apoio de tantos partidos. Novamente, a contrapartida virá do PMDB, que já avisou que lançará seu candidato - provavelmente, mais uma vez com Quintão na cabeça de chapa.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: