Vamos fugir?
Saiba por que tão importante conseguir se desconectar do trabalho no período de férias
As férias são necessárias e garantidas por lei, porém os workaholics ou os que não têm confiança em seu trabalho não se "desencarnam" dos problemas que deixaram no escritório, ficam preocupados se os colegas estão dando conta de suas atividades e checam os e-mails sem parar.
Muito mais que o tempo que dura as férias, a qualidade delas é fundamental. Aliás, conseguir se concentrar apenas no lazer aos fins de semana e feriados prolongados também colabora com o trabalhador. Por isso, confira as dicas de especialistas para conseguir ficar longe das atividades remuneradas por um período e, ainda, sem pensar no trabalho:
1. Organize-se antes de sair de férias: Se você não organizar suas pendências no trabalho ao sair de férias, seu descanso virará um inferno. Planeje tudo e delegue o trabalho a seus colegas.
2. Confie em sua equipe: Se você é daquelas que acreditam que a empresa não vai sobreviver às suas férias, é um mau sinal. Tenha em mente que ninguém é insubstituível, mas isso também não significa que vai ser demitido pelo fato de outro conseguir cumprir suas tarefas enquanto curte a folga.
3. Deixe seu chefe informado das atividades: Ok, conseguiu repartir as tarefas. E agora, que providência tomar? O próximo passo é dizer a seu chefe o nome das pessoas responsáveis por seu trabalho enquanto estiver fora da empresa. Assim, já sabe de quem cobrar os resultados.
4. Planeje as férias: Uma ou duas semanas antes de dar "tchau" às obrigações, prepare sua cabeça para as férias. Só tome cuidado para não sonhar acordado durante o expediente e acabar deixando de lado o trabalho que ainda tem de fazer.
5. Se não sente que o momento é para férias, renegocie-as: Ficar de férias pensando no escritório realmente não é algo agradável. Caso a empresa esteja prestes a fechar um grande negócio ou tenha acabado de receber uma nova função, é bem provável que não consiga se desligar por conta da demanda de trabalho. Aí não tem jeito. O melhor é negociar a folga para um período mais tranquilo para você e para a empresa.
6. Saia do ambiente do dia a dia: Caso seja possível e viável a seu bolso, viaje. Não precisa ser para lugares distantes e nem por um período muito longo. Poucos dias já ajudam a esquecer a rotina para lá de estressante.
7. Desconecte-se: Internet e celular são uma mão na roda durante o dia a dia, mas nas férias podem significar vínculo constante com o trabalho. A dica é desconectar-se, por mais difícil que possa parecer. Vale até trocar o chip do celular e só passar o novo número a familiares, apenas para casos de urgência, é claro.
8. Conviva com pessoas de fora do ambiente de trabalho: É quase impossível sair com colegas de trabalho e o assunto não cair sempre em algo relacionado à empresa. Isso não significa que deve recusar todos os convites que fizerem com o intuito de não se estressar. Mas que tal investir também em outras companhias, com temas de conversa diferentes? É uma ajuda e tanto. E, principalmente, não arranje problemas financeiros para a volta.
(Com informações da BMFBovespa)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: