Vitor Penido (DEM) dispara em Nova Lima, diz pesquisa
Pesquisa do Instituto DataTempo/CP2 mostra que o deputado federal Vitor Penido (DEM) deve vencer com facilidade as eleições de outubro. O deputado aparece com mais de 50 pontos de vantagem para o segundo colocado, o atual vice-prefeito Jaconias de Souza (PMDB)
Minas 247 – Em Nova Lima, cidade com pouco mais de 80 mil habitantes na Grande BH, a corrida para a prefeitura deve ser bem tranquila. O deputado federal do DEM Vitor Penido tem 62,6% das intenções de voto, segundo o Instituto DataTempo/CP2. Em segundo lugar, Jaconias de Souza, atual vice-prefeito, aparece bem distante com 9%. Logo abaixo está o ex-presidente do Villa Nova Atlético Clube, Anisinho (PPS), com 8%. Entre os citados aparece ainda a petista Fatinha Aguiar, com 5,8%.
Caso confirme o favoritismo e vença a disputa, Penido irá completar, ao final do mandato, 22 anos no comando do executivo municipal em Nova Lima. O DataTempo/CP2 ouviu 500 pessoas na cidade e a margem de erro da pesquisa é de 4,38 pontos para mais ou para menos.
Confira a matéria do jornalista João Guarberto Jr., do jornal O Tempo
O deputado federal Vitor Penido (DEM) ampliou ainda mais sua liderança para retornar ao comando da Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Pesquisa DataTempo/CP2 realizada no município no último dia 15 aponta uma vantagem de pelo menos 50 pontos em relação aos adversários mais próximos.
O cenário inicial traz como pré-candidato do PMDB o atual vice-prefeito, Jaconias de Souza. Nele, o democrata é o líder, com 62,6% das intenções de voto. O peemedebista obtém 9% e é o segundo, seguido por Anisinho (PPS), ex-presidente do Villa Nova, com 8,0%. A ex-coordenadora do programa Bolsa Família na cidade Fatinha Aguiar (PT) tem 5,8%.
Na comparação com o levantamento mais recente, de março, Vitor e Fatinha foram os únicos que cresceram: 10,7 pontos e 0,8 ponto, respectivamente. Jaconias perdeu 2,7 pontos, e Anisinho, 1,2.
Ainda em relação aos nomes do primeiro cenário, o que sofre mais rejeição dos nova-limenses é o da petista, que não receberia o voto de 28,2% dos entrevistados. Outros 13,8% declararam que não escolheriam o atual vice em qualquer hipótese. O deputado do DEM sofre rejeição de 11,8%, e o pré-candidato do PPS, de 8,6%.
Na segunda simulação, Jaconias é substituído pelo vereador Cassinho como concorrente do PMDB. A preferência por Vitor Penido sobe a 63,6%. Em segundo, aparece Anisinho, citado por 9,0%. Fatinha, com 6,4%, e o peemedebista, com 5,6%, fecham a lista.
Nesse segundo cenário, a opção mais rejeitada continua sendo a ex-secretária Fatinha, cuja candidatura é a pior, segundo a opinião de 28,2% dos pesquisados. O democrata não teria o voto de 10,8%, enquanto Anisinho não receberia de 10,2%. Já Cassinho sofre rejeição de 6,6%.
Embates. Na sequência, o DataTempo/CP2 promove quatro simulações de confrontos diretos entre o ex-prefeito do DEM e seus adversários. No primeiro, Vitor Penido venceria Jaconias de Souza por 68,2% a 14,0%. Contra o vereador Cassinho, o deputado federal se sobrepõe por 68,0% a 11,6%.
No quadro seguinte, contra Fatinha, o democrata atinge seu maior índice de intenção de voto: 70,0%. Já a ex-secretária do Bolsa Família teria 9,0%. Por fim, Vitor teria 66,8% num confronto com Anisinho, que receberia 14,6%.
Na categoria espontânea, em que não é apresentada uma lista de pré-candidatos aos entrevistados, o ex-prefeito também aparece na liderança. Ele foi lembrado por 38,4% dos entrevistados. O atual prefeito, Carlinhos Rodrigues (PT), que conclui seu segundo mandato e não pode se candidatar, é citado por 6,2%.
Anisinho recebe 3,2% das intenções espontâneas. A petista tem 2,2%, enquanto o atual vice-prefeito, 2,0%.
Estatísticas
Coleta. Foram realizadas 500 entrevistas em Nova Lima no último dia 15. A margem de erro é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é MG-00118/2012.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: