HOME > Meio Ambiente

Equatorianos rejeitam em referendo extração de petróleo em reserva indígena na Amazônia

59% dos eleitores se pronunciaram contra a exploração de petróleo no Bloco 43, localizado dentro do Parque Nacional Yasuní

Amazônia (Foto: TV Brasil/Ag. Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Télam - Os equatorianos votaram ontem majoritariamente contra a extração de petróleo em uma área protegida da Amazônia que abriga duas populações indígenas isoladas e serve como foco de biodiversidade, informaram nesta segunda-feira (21) as autoridades.

Em um referendo paralelo às eleições presidenciais e legislativas, 59% dos eleitores se pronunciaram contra a exploração de petróleo no Bloco 43, localizado dentro do Parque Nacional Yasuní, uma das regiões com maior biodiversidade do mundo. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) acrescentou que mais de 98% dos votos da consulta popular já haviam sido apurados, relatou a agência de notícias AFP.

O resultado representa um golpe para o presidente equatoriano conservador Guillermo Lasso, que defendeu a extração de petróleo, afirmando que suas receitas são cruciais para a economia do país.

Como resultado da votação, a estatal petrolífera Petroecuador terá que encerrar suas operações no local nos próximos meses, em um momento em que o mundo busca reduzir os combustíveis fósseis e mitigar o aquecimento global.

A consulta concluiu uma campanha de 10 anos do coletivo ambientalista Yasunidos, cujo pedido para a realização de um referendo sobre o assunto foi finalmente aceito pela Corte Constitucional, a mais alta instância judicial, em 9 de maio passado.

"Hoje fizemos história!", escreveu o Yasunidos na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter. "Esta consulta, nascida da cidadania, demonstra o maior consenso nacional no Equador. É a primeira vez que um país decide defender a vida e deixar o petróleo no subsolo. É uma vitória histórica para o Equador e para o planeta!", acrescentou.

Em 1989, Yasuní foi designado como reserva mundial da biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com uma área de mais de 1 milhão de hectares, possui 610 espécies de aves, 139 espécies de anfíbios e 121 espécies de répteis. Pelo menos três espécies são endêmicas. A região é habitada pelas tribos Tagaeri e Taromenane, que vivem em autoisolamento.

O referendo foi realizado junto com a eleição presidencial, que será decidida em segundo turno entre a candidata de esquerda Luisa González e o concorrente de direita Daniel Noboa, os dois mais votados, em 15 de outubro.

As eleições ocorreram em meio a uma onda de violência criminal sem precedentes e luto nacional após o assassinato de um dos candidatos presidenciais, Fernando Villavicencio, morto a tiros este mês após um comício em Quito.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: