TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Meio Ambiente

Lula liga fortes chuvas em SC à mudança climática

Ao menos 78 cidades de Santa Catarina já registraram alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências decorrentes das fortes chuvas que atingem o estado

Alagamento na cidade de Erval Velho, no Oeste de SC (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Em meio às fortes chuvas que têm atingido o estado de Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração neste sábado (7) relacionando os eventos climáticos extremos às mudanças climáticas. "O Brasil tem vivido várias ocorrências climáticas. Hoje, as chuvas atingem fortemente Santa Catarina", disse o presidente.

Ao menos 78 cidades de Santa Catarina já registraram alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências decorrentes das fortes chuvas que atingem o estado. De acordo com a Defesa Civil estadual, a população deve permanecer alerta. As chuvas intensas que mataram uma pessoa em Rio do Oeste e feriram outra em Timbó devem persistir durante todo este fim de semana, em boa parte do estado, acompanhada por raios, rajadas de vento e granizo.

O presidente se mostrou solidário com a população catarinense nesse momento de adversidade. De acordo com Lula, em postagem na rede social X, "o governo federal está atento para atuar em mais essa emergência". Informações recentes confirmam que a Defesa Civil já está em campo, respondendo prontamente aos estragos e desafios trazidos por essas intensas precipitações.

Lula destacou a importância de medidas preventivas e de mitigação frente a essa realidade. "Seguimos firmes para conter os avanços das mudanças climáticas e garantir uma vida digna para todas as pessoas", afirmou o presidente, reiterando o compromisso do governo federal em lidar com essa problemática global.

O presidente determinou que todas as medidas necessárias para atender o povo catarinense sejam absoluta prioridade, segundo o ministro Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional). O ministro afirmou que espera iniciar prontamente os esforços de suporte do governo federal a Santa Catarina. Ele está em contato com o governador Jorginho Mello.

Desde a última terça-feira (3), quando as fortes chuvas começaram a atingir Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros atendeu a 184 ocorrências, incluindo o resgate de famílias de comunidades isoladas. Equipes municipais, Polícia Militar e outros órgãos estaduais também foram acionados para socorrer pessoas ou ajudar em casos de alagamentos, deslizamentos e outros problemas em áreas urbanas e rurais, inclusive com pontos de rodovias e estradas bloqueados. 

Os 31 municípios cujas prefeituras emitiram decretos de situação de emergência até o início desta tarde são: Agronômica, Araquari, Lebon Régis, Jaborá, Rio do Sul, Aurora, Rio do Oeste, Laurentino, Rio Negrinho, Campo Alegre, São Bento do Sul, Ibiam, Campos Novos, Frei Rogério, Monte Carlo, Brunópolis, Curitibanos, Corupá, Presidente Getúlio, Itaiópolis, Canoinhas, Papanduva, Mafra, Tangará, Vargem, Mirim Doce, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Itaiópolis, São Cristóvão do Sul e Erval Velho.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: