Associação Brasileira de Imprensa adverte Leo Dias por 'explorar' a atriz Klara Castanho
"A ABI adverte em específico o jornalista Leo Dias: mesmo o tipo de jornalismo que ele faz deve respeitar certos limites éticos", afirmou a associação
247 - A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) emitiu nesta terça-feira (28) um comunicado condenando a "exploração de vítimas de violência sexual" por jornalistas e veículos de comunicação. A instituição advertiu especificamente Leo Dias, colunista do Metrópoles. "Mais um estupro. Mais um crime contra a mulher a impulsionar a audiência de blogs e portais", afirmou a entidade. "A ABI adverte em específico o jornalista Leo Dias: mesmo o tipo de jornalismo que ele faz deve respeitar certos limites éticos".
O jornalista afirmou, em entrevista exibida no dia 16 de junho no "The Noite", no SBT, que sabia uma informação "inacreditável" sobre uma atriz e a "conta" dela iria chegar, pois o caso "envolve vidas". Ele fazia referência à atriz Klara Castanho, que disse, no sábado (25), ter colocado uma criança para a adoação após ser vítima a artista ser vítima de estupro (veja ao final da matéria o relato dela no Instagram).
A ABI manifestou "sua indignação diante do comportamento antiético de jornalistas e diretores de portais e demais veículos de comunicação que exploram casos de vítimas de violência sexual para ampliar o número de seguidores virtuais".
De acordo com a associação, o "jornalismo não pode compactuar nem com o crime, nem com sua exploração midiática". "A ABI também manifesta sua solidariedade à atriz Klara Castanho e familiares. Esperamos que os meios de comunicação compreendam, de uma vez por todas, que o respeito humano vale mais que a busca de audiência — vale mais que um clique".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: