TV 247 logo
    HOME > Mídia

    Dono da Globo, José Roberto Marinho quer construir condomínio de luxo em área comprada de empresário acusado de tomar terras

    O responsável pela emissora não tem a posse definitiva do terreno na Bahia e que foi comprado de um empresário alvo da Justiça. Competências das União também foram violadas

    José Roberto Marinho, logo da Globo e a Ilha de Boipeba, no sul da Bahia (Foto: Reprodução)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    Por André Uzêda e Felipe Sabrina, Intercept Brasil - O empreendimento Fazenda Ponta dos Castelhanos, que tem como um dos sócios José Roberto Marinho, dono da Rede Globo, não tem a posse definitiva do terreno para construir em área federal na Ilha de Boipeba, no sul da Bahia. O terreno foi comprado das mãos de um empresário, ex-prefeito local, que responde a um processo na justiça baiana por tomada de terra. Mas nada disso impediu que, no dia 7 de março deste ano, o órgão de meio ambiente do estado, o Inema, atropelasse a competência da União e concedesse uma licença autorizando a instalação do projeto, além da supressão da vegetação nativa para início das obras.

    A construção luxuosa vai ser levantada dentro de uma Área de Proteção Ambiental, uma APA, e próxima de uma comunidade pesqueira tradicional chamada Cova da Onça. Na região, existe ainda a comunidade quilombola Monte Alegre, também ameaçada com a construção gigantesca que está sendo projetada. Ao todo, a fazenda possui 1.651 hectares de extensão, o que corresponde a quase 20% de toda ilha.

    No planejamento do condomínio constam duas pousadas de 25 quartos, outras 25 casas, pista de pouso, uma marina de médio porte para desembarque de lanchas e motos aquáticas, além de um campo de golfe de 370 hectares – este último ponto não foi aprovado pelo Inema por não ter sido devidamente apresentado na primeira fase de apreciação do projeto. A empresa à frente é a Mangaba Cultivo de Coco LTDA – que, além do herdeiro de Roberto Marinho, tem como sócio Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 a 2002. 

    Leia a íntegra no Intercept Brasil

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: