HOME > Mídia

Musk diz que usuários não poderão mais bloquear outras pessoas na rede social X

Ferramenta garantia proteção aos usuários contra assédio

Elon Musk (Foto: REUTERS/Aly Song)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters – A empresa de redes sociais X, anteriormente conhecida como Twitter, removerá uma funcionalidade de proteção que permite aos usuários bloquear outras contas, afirmou o proprietário Elon Musk na sexta-feira, em mais um movimento controverso para a empresa que ele comprou no ano passado.

A função de bloqueio na X permite que um usuário restrinja contas específicas de entrar em contato com eles, ver suas postagens ou segui-los.

"O bloqueio será excluído como uma 'funcionalidade', exceto para DMs", disse Musk em uma postagem na plataforma, referindo-se a mensagens diretas.

Ele afirmou que a X manterá a função de silenciar, que impede que um usuário veja contas especificadas, mas, ao contrário do bloqueio, não alerta a outra conta sobre a ação.

O bilionário proprietário se descreveu como um defensor absoluto da liberdade de expressão, mas alguns críticos disseram que sua abordagem é irresponsável. Pesquisadores encontraram um aumento em discursos de ódio e conteúdo antissemita na plataforma desde que ele assumiu o controle, e alguns governos acusaram a empresa de não fazer o suficiente para moderar seu conteúdo.

A remoção ou limitação da função de bloqueio pode colocar a X em conflito com as diretrizes incorporadas pela App Store da Apple (AAPL.O) e o Google Play da Alphabet (GOOGL.O).

A Apple afirma que os aplicativos com conteúdo gerado pelos usuários devem ter a capacidade de bloquear usuários abusivos. A Play Store do Google diz que os aplicativos devem fornecer um sistema interno para bloquear conteúdo gerado pelos usuários e usuários.

A X, o Google e a Apple não responderam imediatamente aos pedidos de comentário.

Em resposta a uma postagem da ativista anti-bullying Monica Lewinsky, instando a X a manter a "ferramenta crítica para manter as pessoas seguras online", a CEO Linda Yaccarino defendeu a decisão de Musk.

"A segurança de nossos usuários na X é nossa principal prioridade. E estamos construindo algo melhor do que o estado atual de bloqueio e silenciamento. Por favor, continuem enviando feedback", postou Yaccarino.

A empresa disse que Musk lideraria as equipes de produto e engenharia, enquanto Yaccarino lideraria todas as outras equipes, incluindo jurídico e vendas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: