HOME > Mídia

Milícia bolsonarista impulsionou #ToffoliÉGay após fim de censura ao Porta Dos Fundos

Após dois tuítes de usuários diferentes e de direita usarem #ToffoliÉGay, a hashtag passou a ser usada por perfis com mais de 10.000 seguidores. As críticas ao presidente do STF, Dias Toffoli, chegaram aos assuntos mais comentados do Twitter

(Foto: Esq.: Marcelo Camargo - ABR / Dir: Antonio Cruz - ABR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Menos de uma hora após o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, derrubar a censura ao Especial de Natal do Porta dos Fundos, perfis que apoiam Jair Bolsonaro começaram a impulsionar a hashtag #ToffoliÉGay numa crítica à corte. A decisão do STF tornou-se pública às 19h20 da quinta-feira (9). no especial, Jesus Cristo é apresentado como homosexual.

O primeiro registro indica que a hashtag foi postada pela primeira vez no Twitter às 20h12 numa conta com apenas 1.166 seguidores. Quatro minutos depois, a hashtag começa a dar a partida. Dois tuítes de usuários diferentes, de direita e sem indicativos de serem robôs, usaram #ToffoliÉGay.

Após esses dois tuítes que a hashtag passou a ser usada por perfis com mais de 10.000 seguidores. As informações foram publicadas no BuzzFeed News.

As críticas a Toffoli chegaram aos assuntos mais comentados do Twitter na manhã desta sexta (10).

Em sua decisão, Toffoli destacou que o STF já firmou entendimento sobre a liberdade de expressão. “Não se descuida do respeito à fé cristã (assim como de todas as demais crenças religiosas ou a ausência dela). Não é de se supor, contudo, que uma sátira humorística tenha o condão de abalar valores da fé cristã, cuja existência retrocede há mais de 2 mil anos (...)”, escreveu o ministro.

Ao ordenar a retirada do especial do ar, o desembargador Benedicto Abicair, do Tribunal de Justiça do Rio, atendeu a pedido realizado pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura.

Em despacho, a associação afirmou que "a honra e a dignidade de milhões de católicos foi gravemente vilipendiada pelos reús, com a produção e a exibição do Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo, onde 'Jesus é retratado como um homossexual pueril, Maria como uma adúltera desbocada e José um idiota traído', partindo de uma compreensão equivocada do que seja liberdade de manifestação do pensamento e de criação artística". 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: