HOME > Mídia

Presidente da OpenAI, do chatGPT, diz acreditar em coordenação global sobre uso da inteligência artificial

Os reguladores estão correndo para adaptar as regras existentes e criar novas diretrizes para governar o uso da tecnologia

Sam Altman, CEO da OpenAI (Foto: Reprodução/Twitter)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TÓQUIO, 12 de junho, Reuters – O CEO da OpenAI, fabricante do ChatGPT, disse na segunda-feira que uma turnê por capitais deixou-o "bastante otimista" em relação às perspectivas de coordenação global sobre inteligência artificial (IA).

O rosto público da startup, apoiada pela Microsoft Corp (MSFT.O), tem realizado uma turnê frenética buscando capitalizar o interesse em IA generativa e exercer influência na regulamentação desta tecnologia em expansão.

"Eu iniciei a viagem ... cético de que seria possível a curto prazo obter cooperação global para reduzir o risco existencial, mas agora estou terminando a viagem me sentindo bastante otimista de que podemos conseguir", disse Sam Altman aos estudantes em Tóquio.

Os reguladores estão correndo para adaptar as regras existentes e criar novas diretrizes para governar o uso de IA generativa, que pode criar texto e imagens, e está gerando entusiasmo e medo quanto ao seu potencial para reformular uma ampla gama de setores.

A União Europeia está avançando com o seu projeto de Lei de IA, que se espera se torne lei este ano, enquanto os Estados Unidos estão inclinados a adaptar as leis existentes para a IA, em vez de criar nova legislação.

Altman visitou o Japão em abril, onde se reuniu com o Primeiro Ministro Fumio Kishida e disse que estava considerando abrir um escritório no país.

"Todas as conversas avançaram bastante bem", disse Altman na segunda-feira, sem fornecer detalhes.

O Japão é considerado um retardatário nos tipos de serviços de IA que atualmente estão gerando entusiasmo entre os consumidores, mesmo enquanto suas grandes empresas de manufatura investem em tecnologia de automação.

"Aqui há uma longa história de humanos e máquinas trabalhando juntos", disse Altman.

Altman deve visitar Singapura, Indonésia e Austrália antes de retornar aos EUA.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: