Rotas que levam ao Facebook sumiram, dizem especialistas
O chamado BGP, protocolo de roteamento da internet que direciona usuários às aplicações do Facebook, parou de entregar conteúdo ao endereço da plataforma
247 - As rotas que levam para o endereço do Facebook na internet teriam desaparecido, segundo relatou o jornalista Sérgio Spagnuolo do Núcleo. Esse teria sido o motivo da pane nas redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp.
“O chamado BGP, protocolo de roteamento da internet que direciona usuários às aplicações do Facebook, parou de entregar conteúdo ao endereço da plataforma. BGP seria o equivalente a um sistema de trânsito que faz o tráfego em uma cidade funcionar”, afirmou.
O presidente-executivo da CloudFlare, empresa de distribuição de conteúdo, afirmou no Twitter que "nada sugere" que os problemas na rede do Facebook foram parte de um ataque.
"A explicação mais provável é que as rotas de internet da companhia (BGP) foram retiradas por engano durante a manutenção", disse.
De acordo com Spagnuolo, “outra indicação desse mesmo problema é que, nesta manhã, algum evento ainda não esclarecido provocou a revogação de registros digitais da empresa. Se o BGP é o sistema de trânsito, esses registros são o cadastro e as direções de como chegar a um endereço online”.
A recuperação do Facebook deve ser lenta e gradual, de acordo com o vice-presidente da CloudFlare, Dane Knecht.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: