HOME > Mundo

Ataque perto da fronteira com o Mali deixa 17 soldados do Níger mortos

O Ministério da Defesa do Níger disse que outros 20 soldados ficaram feridos no ataque

(Foto: STRINGER/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Pelo menos 17 soldados do Níger foram mortos em um ataque de grupos armados perto da fronteira com o Mali, informa a Al Jazeera, citando o Ministério da Defesa do país.

De acordo com um comunicado divulgado na noite de terça-feira, “um destacamento das Forças Armadas do Níger (FAN) que se deslocava entre Boni e Torodi foi vítima de uma emboscada terrorista perto da cidade de Koutougou [52 km a sudoeste de Torodi]”.

Acrescentou que outros 20 militares ficaram feridos, tendo todos eles evacuado para Niamey, a capital.

Mais de 100 agressores foram “neutralizados” durante a retirada, disse o exército.

Na última década, a zona fronteiriça onde convergem o centro do Mali, o norte do Burkina Faso e o oeste do Níger tornou-se o epicentro da violência de grupos armados ligados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico (ISIS) na região do Sahel.

A raiva pelo derramamento de sangue encorajou a tomada do poder por militares nos três países desde 2020, com o Níger sendo o último a assistir um golpe em 26 de julho, quando o presidente Mohamed Bazoum foi destituído.

O sudeste do Níger também é alvo de grupos armados vindos do nordeste da Nigéria – o berço de uma campanha iniciada pelo Boko Haram em 2010.

Os líderes do golpe disseram que a deposição de Bazoum se devia à insegurança no país, “devido à deterioração da situação de segurança e à má governação”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: