Ato falho: Bush diz que invasão do Iraque foi brutal e injustificada – e depois corrige para Ucrânia
Ex-presidente dos Estados Unidos comandou a invasão ao Iraque
WASHINGTON, 19 Mai (Reuters) - O ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush descreveu erroneamente a invasão do Iraque como "brutal" e "injustificada" antes de se corrigir dizendo que pretendia se referir à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Bush fez os comentários em um discurso durante um evento em Dallas na quarta-feira, enquanto criticava o sistema político da Rússia.
"O resultado é a ausência de freios e contrapesos na Rússia, e a decisão de um homem de lançar uma invasão totalmente injustificada e brutal do Iraque", disse Bush, antes de se corrigir e balançar a cabeça. "Quero dizer, da Ucrânia."
Ele brincando culpou o erro em sua idade enquanto a platéia caiu na gargalhada.
Em 2003, quando Bush era presidente, os Estados Unidos lideraram uma invasão do Iraque por causa de armas de destruição em massa que nunca foram encontradas. O conflito prolongado matou centenas de milhares de pessoas e deslocou muitas outras.
Os comentários de Bush rapidamente se tornaram virais nas mídias sociais, reunindo mais de três milhões de visualizações apenas no Twitter depois que o clipe foi twittado por um repórter do Dallas News.
O ex-presidente dos EUA também comparou o líder ucraniano Volodymyr Zelensky ao líder da guerra da Grã-Bretanha, Winston Churchill, ao condenar o presidente russo, Vladimir Putin, por lançar a invasão da Ucrânia em fevereiro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: