Boca de urna dá vitória a Humala no Peru
Candidato esquerdista teria cerca de cinco pontos de vantagem sobre a filha de Fujimori
O candidato nacionalista de esquerda Ollanta Humala venceu a conservadora Keiko Fujimori com pelo menos cinco pontos porcentuais de vantagem no segundo turno das eleições presidenciais no Peru, de acordo com três pesquisas de boca de urna divulgadas imediatamente após o fechamento dos postos de votação. As primeiras parciais da contagem oficial dos votos são esperadas para as 20h30 (hora de Brasília).
A pesquisa CPI projeta vitória de Humala com 52,5% dos votos válidos, contra 47,5% para Keiko, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, que atualmente cumpre pena por crimes cometidos durante os dez anos em que governou o Peru.
Já a sondagem Ipsos/Apoyo mostra vitória de Humala sobre Keiko por 52,6% a 47,4% dos votos válidos, com margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A boca de urna do instituto Datum também projeta vitória de Humala, mas por uma margem maior: 52,7% a 47,3%.
A campanha para a presidência dividiu os peruanos, muitos dos quais consideram que os dois candidatos qualificados para o segundo turno representariam ameaça potencial à democracia. Duas pesquisas de intenção de voto divulgadas ontem davam ligeira vantagem a Humala sobre Keiko Fujimori, mas muito próximo da margem de erro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: