TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Brasileiros em Gaza recebem apoio psicológico via WhatsApp enquanto aguardam repatriação

    Profissional contratada pela representação do Brasil na Palestina oferece orientações para lidar com traumas de conflito: “pense em um lugar onde você estava bem e seguro"

    (Foto: Reprodução/FAB)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Enquanto aguardam autorização para deixar a Faixa de Gaza, 28 brasileiros estão recebendo apoio psicológico por meio de mensagens no WhatsApp. Uma profissional contratada pela Representação do Brasil na Palestina está trocando mensagens em árabe com o grupo, oferecendo orientações para lidar com os traumas causados pelo conflito e medo, destaca reportagem da CNN.

    Nas mensagens traduzidas por diplomatas, a profissional tenta acalmar o grupo, explicando sintomas comuns diante de situações de conflito e fornecendo técnicas para lidar com o estresse. Ela destaca que é normal sentir medo, impotência e ansiedade em tempos de guerra, ressaltando que essas condições podem variar ao longo do tempo. Além disso, sugere exercícios de respiração e técnicas de relaxamento, como apertar as mãos em punhos por alguns segundos e depois relaxar os braços.

    A profissional também aconselha os brasileiros a pensarem em lugares onde se sentem bem e seguros, pedindo que eles imaginem-se mudando para esse local, focando nos detalhes, sons e cheiros para ajudá-los a se concentrar no presente. Além disso, incentiva o grupo a cuidar de sua saúde física, garantindo que durmam, se alimentem e bebam o suficiente, mesmo que não tenham apetite.

    Enquanto isso, a diplomacia brasileira está em ação, negociando em várias frentes para viabilizar um corredor humanitário para a repatriação dos brasileiros.Um avião presidencial enviado especificamente para resgatar o grupo de Gaza aguarda autorização para seguir para o Egito, permanecendo em Roma, na Itália.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: