HOME > Mundo

China acusa EUA de lançarem balões sobre Xinjiang e Tibete

Pequim anunciou que tomará medidas contra entidades estadunidenses que minam a soberania chinesa

Wang Wenbin (Foto: THOMAS PETER/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Pequim acusou Washington de lançar balões de alta altitude sobre Xinjiang e Tibete e disse que tomaria medidas contra entidades estadunidenses que minam a soberania chinesa.

Sem a aprovação das autoridades chinesas relevantes, os EUA lançaram tais balões ilegalmente pelo menos 10 vezes sobre o espaço aéreo territorial da China, incluindo sobre Xinjiang, Tibete e outras províncias, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Wang Wenbin em um briefing diário regular nesta quarta-feira (15). 

Ele também acusou os EUA de reagirem de forma exagerada ao suposto 'balão espião' chinês que foi derrubado no território estadunidense. A China sustenta que o balão tinha fins estritamente civis.

Os EUA abusaram da força, reagiram de forma exagerada, agravaram a situação e usaram isso como pretexto para sancionar ilegalmente empresas e instituições chinesas, disse Wang.

A China se opõe firmemente a isso e tomará contramedidas contra entidades estadunidenses relevantes que minam a soberania e a segurança da China de acordo com a lei, acrescentou. (Com Reuters). 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: