HOME > Mundo

China envia doação à Somália para aliviar situação de desastre

Gestão de Desastres da Somália agradece a doação e destaca o compromisso de cooperação entre os dois países

(Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Prensa Latina - A China doou US$ 150.996 à Somália como ajuda de emergência para as vítimas do conflito e outros desastres no país africano, informou hoje a imprensa local.

A doação ocorre em meio a um alerta das Nações Unidas sobre o risco real de fome entre as populações deslocadas e pastores nas áreas da Somália mais atingidas pela recente seca.

Segundo uma reportagem da Xinhua, o embaixador da China naquela nação, Fei Shengchao, destacou que a doação mostra o compromisso de Pequim em fortalecer a cooperação com Mogadíscio.

A China e a Somália têm um vínculo de longa data que resistiu ao teste do tempo e às mudanças na região e na arena internacional, acrescentou.

Por sua vez, o comissário da Agência de Gestão de Desastres da Somália, Mahamud Moallim Abdulle, agradeceu o gesto e destacou a vitalidade do relacionamento bilateral de longo prazo.

“Não é a primeira vez que recebemos tais doações”, disse, referindo-se às relações históricas de apoio e solidariedade.

A crise humanitária na Somália está avançando rapidamente, ameaçando matar de fome quase 50% da população do país.

Soma-se a isso a guerra não convencional que opõe o governo sediado em Mogadíscio ao movimento Al Shabab, um conflito de ação intermitente que reforça a instabilidade e multiplica a insegurança entre os civis.

Em ocasiões anteriores, a China forneceu lotes de ajuda alimentar e vacinas para apoiar o combate à seca e à Covid-19.

Tanto os governos do gigante asiático quanto o governo da Somália reiteraram a necessidade de promover laços de amizade e cooperação, baseados nos princípios de respeito mútuo pela integridade territorial e independência dos Estados.

As duas partes mantêm a cooperação em comércio e segurança, ao mesmo tempo em que buscam estreitar laços em outras áreas, como agricultura, pesca e saúde.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: