HOME > Mundo

Dois milhões de crianças deslocadas pelo conflito no Sudão, afirma a Unicef

Estima-se que mais de 1,7 milhões de crianças estão deslocadas dentro das fronteiras do Sudão e mais de 470 mil atravessaram a fronteira para os países vizinhos

(Foto: Isaac Billy/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Telesur - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou para a situação de pelo menos dois milhões de crianças que foram deslocadas das suas casas pelo conflito armado no Sudão.

“Embora a violência continue a devastar o país, estima-se que mais de 1,7 milhões de crianças estão deslocadas dentro das fronteiras do Sudão e mais de 470 mil atravessaram a fronteira para os países vizinhos”, afirmou a agência no seu relatório.

Neste sentido, a Unicef ​​registrou que uma média de mais de 700 crianças são deslocadas a cada hora.

O representante da UNICEF no Sudão, Mandeep O'Brien, disse que “aproximadamente 14 milhões de crianças precisam urgentemente de ajuda humanitária e muitas delas enfrentam múltiplas ameaças e experiências terríveis todos os dias”.

O'Brien argumentou que as ações bélicas do conflito, os intensos combates que se espalharam para outras regiões povoadas, incluindo o Cordofão do Sul e do Oeste, diminuíram a possibilidade de prestação de serviços e colaboração àqueles que exigem ajuda.

O relatório acrescenta que serviços como saúde e nutrição são impossibilitados pela violência em Cartum, Darfur e Cordofão, com uma diminuição de um terço dos centros hospitalares.

Por outro lado, a situação de insegurança e deslocamento impede que o pessoal médico chegue aos centros hospitalares, que são fontes de ataques e destruição.

Além da saturação dos serviços médicos, há escassez de medicamentos e insumos.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM), pertencente às Nações Unidas, registou que quase 4,5 milhões de pessoas abandonaram as suas casas desde o início do conflito, no dia 15 de abril.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: