HOME > Mundo

Economia da zona do euro apresenta sinais de recessão em 2023

De acordo com dados oficiais, a economia do bloco contraiu 0,1% no terceiro trimestre, pelo que um segundo trimestre de contração corresponderia à definição de recessão

Euro (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Prensa Latina - A atividade manufatureira na zona do euro contraiu-se em dezembro de 2023 pelo décimo oitavo mês consecutivo, indicou nesta terça-feira (2) uma pesquisa do índice final de gerentes de compras (PMI) elaborada pela S&P Global.

A pesquisa detalha que o PMI do setor industrial da zona do euro atingiu 44,4 pontos em dezembro, face a 44,2 em novembro, sem conseguir ultrapassar a marca de 50 pontos que separa o crescimento da contração. 

Esta é uma tendência pessimista que aponta fortemente para uma contração do produto interno bruto (PIB) da zona euro no último trimestre, explicou o economista-chefe do Banco Comercial de Hamburgo, Cyrus de la Rubia. 

Embora a queda nas novas encomendas tenha registado uma diminuição moderada em dezembro, continuou abaixo dos 50 pontos, tal como ocorreu em 2023.

Uma parte da atividade de dezembro esteve relacionada com encomendas antigas, de acordo com o índice da carteira de encomendas, o que sugere que os fabricantes não esperam uma mudança iminente de tendência, considera o inquérito.

De acordo com dados oficiais, a economia do bloco contraiu 0,1% no terceiro trimestre, pelo que um segundo trimestre de contração corresponderia à definição de recessão.​

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: