Eleições na Grécia: Partido governista Nova Democracia leva vantagem em pesquisa de boca de urna
Se a pesquisa for confirmada pelos resultados, os partidos políticos profundamente divididos da Grécia terão nove dias para encontrar parceiros e formar uma coalizão de governo
ATENAS (Reuters) - O partido conservador grego Nova Democracia, atualmente no poder, lidera a eleição geral deste domingo, mas ainda não tem maioria absoluta para formar um governo, mostrou pesquisa de boca de urna.
Se a pesquisa for confirmada pelos resultados, os partidos políticos profundamente divididos da Grécia terão nove dias para encontrar parceiros e formar uma coalizão de governo, ou uma nova eleição será convocada em aproximadamente um mês.
A boca de urna realizada por seis grandes agências de pesquisa eleitoral mostrou que o Nova Democracia teve entre 36% e 40% dos votos, seguido pela legenda esquerdista Syriza, com algo entre 25% e 29%.
Ela é baseada em uma leitura de 80% da pesquisa de boca de urna realizada em mesas de votação em todo o país. As eleições na Grécia são realizadas a cada quatro anos para o parlamento, que tem 300 assentos.
Um partido precisa de mais de 45% dos votos para vencer as eleições de maneira direta, um feito não visto desde as vitórias esmagadoras do finado socialista Andreas Papandreou nos anos 1980 e início dos anos 1990.
A crise do custo de vida dominou a campanha, com os partidos tentando atrair eleitores com promessas de aumentar o salário mínimo e criar empregos. A alta nos preços teve um impacto profundo nos gregos, cujos padrões de vida foram corroídos por uma crise de dívida que durou uma década.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: