TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Em discurso na ONU, primeira-dama da China pede esforços contra a tuberculose

    Peng Liyuan, primeira-dama da China, discursou nesta quarta-feira (26) por vídeo em reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a erradicação da tuberculose. Embaixadora da China para tuberculose desde 2007 e embaixadora da Boa Vontade da OMS desde 2011, Peng Liyuan compartilhou experiências recentes em seu país e apontou os principais desafios: "A resistência múltipla continua a ser a maior ameaça. Meios limitados para o tratamento e financiamento insuficiente são ainda os problemas enfrentados no âmbito global". As informações são da Radio Internacional de China

    Em discurso na ONU, primeira-dama da China pede esforços contra a tuberculose (Foto: REUTERS/Marko Djurica)
    Pablo Nacer avatar
    Conteúdo postado por:

    Brasil 247 - Peng Liyuan, primeira-dama da China, discursou nesta quarta-feira (26) por vídeo em reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a erradicação da tuberculose. Embaixadora da China para tuberculose desde 2007 e embaixadora da Boa Vontade da OMS desde 2011, Peng Liyuan compartilhou experiências recentes em seu país e apontou os principais desafios: "A resistência múltipla continua a ser a maior ameaça. Meios limitados para o tratamento e financiamento insuficiente são ainda os problemas enfrentados no âmbito global", disse.

    A primeira-dama aproveitou para contar a história de uma trabalhadora comunitária de saúde da província de Sichuan, na China, chamada Shili, que  cuida de pacientes afligidos pela tuberculose. "Quando o forte terremoto atingiu Sichuan em 2008, a terra natal de Shili foi afetada gravemente. Apesar de sofrer danos, ela conseguiu restabelecer os contatos diretos com todos os 540 pacientes sob sua vigilância. Ela caminhou uma longa distância, correndo riscos de terríveis tremores secundários, para alcançar seus pacientes. Finalmente, Shili passou cerca de 20 dias entregando remédios àqueles que cortaram a medicação. Como uma médica, ela sabia bem a importância de completar o ciclo de medicação para os tuberculosos. Seus esforços conseguiram resultados. Todos os doentes foram recuperados sem nenhum paciente ter se agravado com resistência múltipla", disse.

    Liyuan também relatou o esforço conjunto com mais de 700 mil voluntários nos programas de tuberculose na China, que ajudou a promover a conscientização sobre a tuberculose para mais de 75% da população. "Vidas foram salvas como resultado (...). Eu mesma testemunhei o rápido progresso dos programas de combate à tuberculose na China. Graças a melhor serviço médico, podemos oferecer diagnóstico e tratamento imediato e eficaz. Em algumas áreas, o combate à tuberculose é agora parte dos programas de eliminação da pobreza. Caso a taxa de detecção cresça, mais pacientes poderão se recuperar e a incidência e mortalidade continuarão a cair", afirmou.

    Leia o discurso na íntegra no site da Radio Internacional de China.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: