HOME > Mundo

Em meio a tensões em Taiwan, Lula reitera aderir 'firmemente' ao princípio de uma só China

“A parte brasileira reiterou que o governo da República Popular da China é o único governo legal que representa toda a China”, diz declaração conjunta

Xi Jinping e Lula (Foto: Presidência da República)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — Durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, o Brasil reiterou aderir firmemente ao princípio de “uma só China” em meio a tensões estimuladas pelo Ocidente no país asiático, promovendo apoio às autoridades de Taiwan, uma ilha separatista cuja independência não é reconhecida pelo governo central chinês.

“A parte brasileira reiterou que adere firmemente ao princípio de uma só China, e que o governo da República Popular da China é o único governo legal que representa toda a China, enquanto Taiwan é uma parte inseparável do território chinês. Ao reafirmar o princípio da integridade territorial dos estados, apoiou o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan. A parte chinesa manifestou o grande apreço a esse respeito”, diz declaração conjunta de Brasil e China.

O texto mostra claramente a posição do governo Lula (PT) contra a submissão política ao Ocidente, particularmente o governo dos Estados Unidos. Ao lado disso, a declaração do presidente brasileiro contra a hegemonia do dólar no mercado mundial aponta no mesmo sentido.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: