TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Embaixador brasileiro na Cisjordânia espera que brasileiros possam deixar Gaza na segunda-feira

    Diplomata afirmou que a embaixada recebeu a informação de brasileiros que estão em Gaza de que "circulam rumores" de que a fronteira será aberta na segunda-feira

    Brasileiros na Faixa de Gaza (Foto: REUTERS | Arquivo pessoal)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    BRASÍLIA (Reuters) - O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, disse neste domingo esperar que os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza possam atravessar a fronteira para o Egito, em passagem próxima à cidade de Rafah, na segunda-feira (16).

    Em entrevista à GloboNews, Candeas afirmou que a embaixada recebeu a informação de brasileiros que estão em Gaza de que "circulam rumores" de que a fronteira será aberta na segunda-feira, e também confirmou essa informação por outro canal.

    O governo informou em nota neste domingo que um grupo de 28 pessoas -- 22 brasileiros e seis palestinos com residência no Brasil -- segue abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardando autorização para cruzar a fronteira.

    O embaixador afirmou que a saída dos brasileiros depende da abertura da passagem para o Egito e também da autorização das autoridades de imigração, que precisam carimbar os passaportes dos brasileiros.

    "No nível político tudo já está feito. É necessário apenas que, uma vez que seja aberta a fronteira, o funcionário que está ali, que vai receber os brasileiros, ele tenha a lista e autorize o ingresso. Esperamos que isso aconteça amanhã, essa é a nossa expectativa", disse Candeas.

    O governo informou que, assim que o grupo puder cruzar para o Egito, eles serão trazidos ao Brasil em avião da Força Aérea Brasileira. Outros cinco voos de repatriação já foram feitos para trazer brasileiros e familiares de Israel.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: