TV 247 logo
HOME > Mundo

Embaixador chinês no Brasil condena Otan pela guerra entre Rússia e Ucrânia

"Os países devem fazer uma reflexão sobre as causas da situação atual", afirma Yang Wanming, citando as "cinco rodadas consecutivas de expansão rumo ao leste pela Otan"

Embaixador da China, Yang Wanming (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming falou à Folha de S. Paulo sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e apontou a responsabilidade dos Estados Unidos e da Otan pelo conflito.

Ele destacou os seguidos avanços da Otan pelo leste europeu e pediu reflexão dos países para as verdadeiras causas do conflito. "A China está profundamente triste ao ver o conflito entre Ucrânia e Rússia e extremamente preocupada com os danos causados a civis. A China sempre defende o respeito à soberania e à integridade territorial de todos os países. Ao mesmo tempo, a questão evoluiu num contexto histórico complexo. Após cinco rodadas consecutivas de expansão rumo ao leste pela Otan, a conjuntura de segurança no Leste Europeu já foi alterada há muito tempo, e a situação está extremamente instável. Os países devem fazer uma reflexão sobre as causas da situação atual".

"A China acredita que a segurança de um país não deve ser alcançada às custas de segurança de outros e que a segurança regional não pode ser alcançada pela expansão de blocos militares. A mentalidade da Guerra Fria deve ser descartada. A China pede que as partes mantenham a contenção necessária para evitar que a situação saia do controle. Em particular, devem ser evitadas as crises humanitárias em larga escala. A China apoia e encoraja todos os esforços diplomáticos que levem a uma resolução pacífica", completou.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: