Ex-premiê Shinzo Abe é baleado enquanto fazia campanha no Japão (vídeo)
Segundo os primeiros relatos, ele levou dois tiros nas costas e teve parada cardiorrespiratória
247 - O ex-premiê japonês Shinzo Abe foi baleado na noite desta quinta-feira (manhã de sexta no horário local) enquanto fazia um pronunciamento na cidade de Nara, no oeste do Japão. Ele tem 67 anos, e recebeu dois tiros nas costas, disparados por um homem de aproximadamente 40 anos,
As primeiras informações dão conta de que Abe foi levado inconsciente a um hospital. A emissora NHK informou que o ex-premiê parecia estar sangrando no peito. Já a agência de notícias Kyodo News divulgou que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Abe estava em campanha para a Câmara Alta, depois de renunciar ao cargo de primeiro-ministro sob o argumento de que estava com problemas de saúde, em 2020.
As circunstâncias e motivações do ataque ainda não são conhecidas, informa a Folha..
Abe foi o premiê que mais tempo permaneceu à frente do govenro japonês. Ele esteve no poder durante quatro mandatos, de 2006 a 2007 e depois durante oito anos ininterruptos, de 2012 a 2020.
Considerado político conservador, Abe ficou conhecido no exterior pela estratégia de recuperação econômica batizada de Abenomics, em que mesclava flexibilização monetária, grande reativação do orçamento e reformas estruturais.
Ele assumiu seu segundo mandado como primeiro-ministro em 2012 prometendo reanimar o crescimento econômico do país. Abe também se comprometeu a fortalecer as defesas japonesas e declarou que pretendia revisar a Constituição pacifista.
Em uma mudança histórica em 2014, seu governo reinterpretou as leis do país para permitir que as tropas japonesas lutassem no exterior pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.
Um ano depois, o Japão adotou leis que suspendem a proibição de exercer o direito de defender um país aliado sob ataque.
Ele também procurou estreitar relações com a China.
Abe foi fundamental para o sucesso da candidatura do Japão como sede dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
Veja vídeo do momento em que os tiros são disparados.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: