Falha impede chegada de sonda russa à lua de Marte
O aparelho de 13,5 toneladas, lanado ontem por um foguete Zenit-2SB da base cazaque de Baikonur, ficou em rbita em torno da Terra
247 com agências internacionais - Um falha impediu que a sonda interplanetária russa Fobos-Grunt chegasse a uma das luas de Marte, informou nesta quarta-feira a agência espacial da Rússia, Roskomos. A informação é da agência Efe.
O aparelho, de 13,5 toneladas de massa, que foi lançado ontem por um foguete Zenit-2SB da base cazaque de Baikonur, ficou em órbita em torno da Terra.
"O propulsor não funcionou. Não houve nem primeiro nem segundo acesso. Isto significa que o aparelho não pôde se orientar pelas estrelas", disse o diretor da Roskosmos, Vladimir Popovkin, citado pela agência Interfax. Segundo ele, a sonda conserva todo seu combustível, o que permite voltar a programar seu voo, que tem como objetivo pousar em Fobos, uma das duas luas marcianas, e trazer de volta à Terra amostras de seu solo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: