HOME > Mundo

Formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade traz benefícios para o mundo, diz analista chinês

A formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade tem evoluído de uma visão promissora para ações concretas nos últimos dez anos

(Foto: Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Xi Pu   

I.Cooperação Cinturão e Rota de alta qualidade

Conectividade em política. Mais de 150 países e mais de 30 organizações internacionais assinaram documentos de cooperação Cinturão e Rota com a China, cobrindo mais de 75% de países e regiões do mundo.

Conectividade em infraestrutura. Na Indonésia, a ferrovia de alta velocidade Jacarta-Bandung contribui para o crescimento da economia do local; Na Grécia, o porto de Pireu se tornou em um terminal de contêineres líder no Mediterrâneo; Na Etiópia, o novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Bole contribuiu para o desenvolvimento do hub para a aviação da África; No Brasil, a linha de transmissão em ultra-alta tensão da UHE Belo Monte já é uma “autoestrada de eletricidade limpa” que atravessa o vasto território do país.

Conectividade em comércio. Segundo o Banco Mundial, é previsto de que, até 2030, a cooperação Cinturão e Rota traz, anualmente, benefícios equivalentes a mais de US$ 1,6 trilhão para o mundo, ou 1.3% do PIB do mundo. Desse total, 90% são compartilhados pelos países parceiros. Mais ainda, ajudará a retirar 7,6 milhões de pessoas da pobreza extrema e 32 milhões da pobreza moderada.

Conectividade em finanças. O Fundo da Rota de Seda, o Banco Asiático de Investimento de Infraestrutura, o Novo Banco de Desenvolvimento, entre outras instituições, têm desempenhado plenamente suas funções em investimento e financiamento. A China e os países parceiros estabeleceram mais de 3000 projetos de cooperação, alavancando investimento no valor de aproximadamente US$ 1 trilhão.

Conectividade entre povos. A Aliança Internacional da Rota da Seda de Museus e a Rede de Festivais de Artes da Rota da Seda já têm 562 membros chineses e estrangeiros; os Institutos Confúcio e as Oficinas de Luban formam profissionais jovens para os países parceiros; os projetos “pequenos e bonitos” como de juncao (técnica para cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais lançada por pesquisadores chineses), de poços de água e da plantação de arroz híbrido aumentam constantemente a satisfação e felicidade dos povos.

II.Implementação das três iniciativas globais

Implementação proativa da Iniciativa para o Desenvolvimento Global —A China sempre proporciona oportunidades para o mundo com o próprio desenvolvimento. A realização do Diálogo de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Global e das grandes exposições como a Exposição Internacional para a Importação da China e a Feira Internacional de Comércio de Serviços da China, bem como a redução constante da lista negativa para o acesso de investimento estrangeiro são todas provas para isso. A China persiste em cooperação de ganhos compartilhados e desenvolvimento comum, e já implementou mais de 130 projetos de bem-estar do povo em cerca de 60 países, o que beneficia 30 milhões de pessoas. A China impulsiona firmemente a construção de uma economia global aberta, e é hoje o principal parceiro comercial de mais de 140 países e regiões e celebrou acordos de livre comércio com 28 países e regiões.

Implementação proativa da Iniciativa para a Segurança Global—A China é como um pilar principal para a manutenção da paz mundial: o segundo maior contribuinte para o orçamento regular da ONU, o segundo maior contribuinte financeiro para o orçamento da manutenção da paz da ONU e o maior contribuinte de tropas para operações de manutenção da paz entre os membros permanentes do Conselho de Segurança. A China desempenha o papel de um grande país responsável em questões candentes. Emitiu a posição sobre a crise na Ucrânia e o conflito palestino-israelense. Enviou o representante especial do governo chinês para os assuntos da Eurásia e o enviado especial do governo chinês para os assuntos do Médio Oriente para fazer bons ofícios de vaivém. Conseguiu a reconciliação histórica entre a Arábia Saudita e o Irã, alavancando uma “onda de reconciliação” na região.

Implementação proativa da Iniciativa para a Civilização Global—Realizou eventos como a Reunião de Alto Nível para o Diálogo entre o Partido Comunista da China (PCCh) e Partidos Políticos do Mundo, a Cúpula dos Líderes do PCCh e dos Partidos Políticos do Mundo, a Conferência para o Diálogo entre as Civilizações Asiáticas, o Diálogo de Associações de Amizade dos Países com Civilizações Antigas. Aprofundou de maneira contínua a cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Organização Mundial do Turismo. Sediou os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Asiáticos de Hangzhou. Celebrou o Ano de Cultura e Turismo com vários países e suas províncias e cidades estabelecem laços de irmandade com todo o mundo.

III.Cooperação com todas as regiões e em todas as áreas

A formação das comunidades com futuro compartilhado China-África, China-Estados Árabes, China-América Latina e Caribe e China-Países Insulares do Pacífico está dando passos acelerados mas sólidos, enquanto avança com ritmo estável a formação das comunidades com futuro compartilhado China-ASEAN, para os Países Lancang-Mekong, para a Organização de Cooperação de Shanghai, e China-Ásia Central. Cada vez mais países, junto com a China, emitem planos de ação, declarações conjuntas ou chegam a importantes consensos em relação à formação de uma comunidade bilateral com futuro compartilhado.

A China propôs a formação de uma comunidade global de saúde para todos, uma comunidade com futuro compartilhado para o ciberespaço, uma comunidade com futuro compartilhado para a segurança nuclear, uma comunidade marítima com futuro compartilhado, uma comunidade de harmonia entre os seres humanos e a Natureza, e uma comunidade para toda a vida na Terra, formando uma sinergia poderosa para responder aos desafios globais.

Com a maré subindo e o vento de proa, é hora de içar a vela e singrar as ondas. Cada vez mais países e povos se deram conta de que o destino da humanidade deve ser segurado por todos e que o futuro do mundo precisa ser criado por todos. A formação de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade tem um futuro brilhante pela frente, e mais capítulos espetaculares aguardam ser escritos pelos países no mundo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: