HOME > Mundo

Iniciativa de Desenvolvimento Global é contribuição chinesa à humanidade, aponta documento

Documento destaca progresso e conquistas da Iniciativa de Desenvolvimento Global da China

(Foto: Diário do Povo)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Xinhua - Segundo um novo relatório divulgado na terça-ferira (20) pelo governo chinês, a Iniciativa de Desenvolvimento Global (IDG) da China está sendo implementada de forma sólida em todo o mundo. O Relatório de Progresso sobre a Iniciativa de Desenvolvimento Global, compilado pelo Centro de Conhecimento Internacional sobre Desenvolvimento e divulgado na terça-feira, relata os principais esforços e conquistas desde a implementação da IDG há mais de um ano.

As conquistas da IDG destacadas no relatório foram reconhecidas por personalidades em todo o mundo. Muitos deles apontaram como a iniciativa reúne consenso global em relação ao desenvolvimento e injeta ímpeto na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030.

A IDG concentra-se em aprofundar a cooperação internacional para o desenvolvimento e é um bem público global aberto e inclusivo, de acordo com Xaysana Sitthiphone, vice-presidente do Comitê de Cooperação Laos-China. O Laos aprecia os esforços conjuntos da China com outros países e instituições multilaterais para promover a IDG, disse ele à Xinhua, acrescentando que o país espera avançar em suas iniciativas de redução da pobreza, desenvolvimento da educação e outros projetos de subsistência por meio da cooperação com a China no âmbito da IDG.

Observando que o conhecimento do desenvolvimento não deve ser um recurso exclusivo de países individuais, mas sim compartilhado entre países em benefício da humanidade como um todo, Assem Hanafi, embaixador do Egito na China, expressou gratidão à China por compartilhar conhecimentos de desenvolvimento com outros países. O embaixador afirmou que o Egito acredita firmemente que a IDG ajudará os países a avançar na causa comum da implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e que a iniciativa se tornará uma plataforma para compartilhar experiências de desenvolvimento e promover a cooperação entre países.

Proposta pela China na 76ª Sessão da Assembleia Geral da ONU em setembro de 2021, a IDG foi apresentada com a esperança de que os países trabalhem juntos para superar o impacto da COVID-19 no desenvolvimento global, acelerar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e construir uma comunidade global de desenvolvimento com um futuro compartilhado.

A IDG entrou na fase de cooperação prática, com 32 resultados concretos detalhados, como o lançamento da Iniciativa de Alfabetização Digital e Melhoria de Habilidades, e a promoção da conectividade entre autoridades alfandegárias e outros intervenientes da cadeia de abastecimento.

Como um importante bem público internacional fornecido pela China ao mundo, a IDG está em alta sintonia com as necessidades de todas as partes ao redor do globo e tem recebido amplo apoio da comunidade internacional desde sua proposição. Até o momento, mais de 100 países e organizações internacionais manifestaram apoio à iniciativa, com quase 70 países se juntando ao Grupo de Amigos da IDG.

Com os esforços concertados de todas as partes, a iniciativa tem visto um mecanismo de cooperação aprimorado, o avanço ordenado dos projetos de cooperação e um leque de projetos enriquecido, resultando em múltiplas conquistas iniciais, afirmou Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

De acordo com o relatório, metade das 32 ações concretas propostas na lista de resultados divulgada em junho de 2022 já foi concluída ou obteve resultados iniciais. O relatório também observou que, dos 50 projetos de cooperação prática incluídos na primeira lista do pool de projetos da IDG divulgada em setembro de 2022, mais de 10 já foram concluídos, enquanto os demais estão avançando de forma constante.

Atualmente, o número total de projetos no pool de projetos ultrapassou 100, beneficiando quase 40 países em desenvolvimento. No último ano, o governo chinês organizou 1.000 programas de desenvolvimento de recursos humanos, oferecendo um total de 20.000 oportunidades de treinamento.

Em resumo, a Iniciativa de Desenvolvimento Global da China está contribuindo com uma solução chinesa para o desenvolvimento global, promovendo a cooperação internacional, compartilhando conhecimentos de desenvolvimento e alcançando resultados tangíveis. Com um amplo apoio e uma crescente lista de projetos, a IDG está desempenhando um papel significativo na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030 e na construção de uma comunidade global de desenvolvimento compartilhado.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: